sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SISMO TRANSFORMA O HAITI NUM INFERNO


Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude 7.0 na escala de Richter, atingiu o país a aproximadamente 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe. Em seguida, foram sentidos na área múltiplos tremores com magnitude em torno de 5.9 graus. O palácio presidencial, várias escolas, hospitais e outras construções ficaram destruídos após o terremoto. O número de mortos não é conhecido com precisão, embora fontes noticiosas afirmarem que podem chegar aos 100 mil. Diversos países disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do hemisfério ocidental. O presidente norte americano Barack Obama, afirmara logo após a tragédia geológica, que o povo haitiano não seria esquecido, obrigando a comunidade internacional a refletir sobre a responsabilidade dos países que exploraram e abandonaram o Haiti.
- PT e TMN criam linha telefónica para recolha de fundos de apoio às vítimas. Para tal, os clientes da PT e da TMN poderão a partir de hoje fazer uma simples chamada telefónica para o número 760 206 206 e desta forma ajudar os haitianos que foram esta terça-feira supreendidos por um sismo com uma magnitude de sete graus na escala Richter.
O contacto poderá ser efectuado a partir do telefone fixo ou do telemóvel, custando cada chamada 60 cêntimos (+IVA), valor que reverterá a favor de Organizações Não Governamentais (ONG) com missões no Haiti: a AMI, a Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo.
- Missão portuguesa parte hoje para se unir a esforço internacional
A catástrofe humanitária provocada pelo sismo de terça-feira, no Haiti, está a mobilizar forte auxílio, a nível internacional, no qual se insere Portugal, que hoje envia uma missão de cerca de 30 elementos.
- A Hora da Solidariedade
Perante a morte, a dor, a destruição, o caos no Haiti, só há uma resposta a dar por TODOS: Solidariedade activa e empenhada. Em nome da humanidade.
A comunicação social está afazer chegar às pessoas várias formas de cooperação. Basta estarmos atentos.
_____________
- Campanha da Cáritas Portuguesa para o Haiti
Conta de Solidariedade da CARITAS na Caixa Geral de Depósitos
A Cáritas Portuguesa deseja que a ajuda às vítimas do sismo no Haiti constitua “um inequívoco gesto de solidariedade”. Para isso lançou já uma campanha de solidariedade, disponibilizando 5.000€ à sua congénere do Haiti, e espera, a par das anteriores iniciativas que promoveu, “que o nosso povo dê uma resposta ampla, generosa e inequívoca nesta hora de dor dos irmãos que vivem naquele país do Caribe”.A Organização convida, por isso, todos os que quiserem ser solidários a fazerem o seu donativo na conta “Cáritas Ajuda Haiti”, com o NIB 003506970063000753053 da Caixa Geral de Depósitos.
Em comunicado, a Direcção da Cáritas recorda as “centenas, milhares de mortos e feridos numa devastação indescritível que tornou ainda mais pobre um dos mais miseráveis países do Mundo”.
“Neste momento, ainda devastados pelo sofrimento de terem visto partir entes queridos e amigos e de verem a destruição ter tomado conta das suas ruas, das suas cidades, os haitianos precisam de tudo. Por muito pouco que possamos dar, essa será, certamente, uma generosa contribuição”.
A Cáritas deixa um apelo directo a todos os cristãos: “É porque fazemos da nossa crença uma religião viva que vamos mostrar, uma vez mais, que a nossa solidariedade é real".
______
- A UNICEF Portugal lançou um apelo de recolha de fundos para a ajuda humanitária para as crianças e suas famílias afectadas pelo sismo no Haiti. Os donativos podem ser efectuados: Em www.unicef.pt Nas Caixas Multibanco:Menu “Transferências”, Seleccionar “Ser Solidário”, Optar por “UNICEF”(Para obter o comprovativo do donativo, válido para efeitos fiscais, seleccionar a opção “Factura” e introduzir o Número de Contribuinte). Por Cheque endereçado aoComité Português para a UNICEFAv. António Augusto de Aguiar, 56 – 3º Esq. 1069-115 Lisboa Por depósito ou transferência bancária para a Conta na Caixa Geral de Depósitos: NIB 0035 0097 000 1996 1303 1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.