segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

80 milhões de europeus vivem na pobreza, entre eles, 19 milhões de crianças.

2010 - Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Há dez anos os líderes europeus fixavam o ano de 2010 como a meta para reduzir para metade a pobreza. O ano começou mas os números falam por si: 80 milhões de europeus vivem na pobreza, entre eles, 19 milhões de crianças.
Grécia, Letónia ou Espanha são os países europeus com maior número de pobres. Mas a situação agravou-se em todo o continente desde o início da crise económica, em 2008.
Nicolas Dermine, de um organismo de solidariedade de Bruxelas, sentiu os efeitos nas ruas: “Desde o início da crise, e talvez um pouco antes, houve muitas mudanças ao nível dos sem-abrigo. Encontramos na rua muitas mais pessoas vindas de França, de Espanha, da Holanda…”
Com o Ano europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social, os dirigentes políticos e as ONG’s esperam sensibilizar a opinião pública e chamar a atenção para a importância da responsabilidade colectiva no combate. Pois pobreza é mais do que falta de casa ou de comida.
Régis De Muylder, da ONG ATD Quart Monde, explica que “hoje, mais do que há uma década, as pessoas que vivem na pobreza têm dificuldades de acesso a direitos fundamentais, quer seja ao alojamento, ao ensino ou aos cuidados médicos”.
Diversas ONG’s já avisaram: sem medidas drásticas e urgentes terão sido inúteis os esforços da última década.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.