quinta-feira, 16 de julho de 2009

"Eu acho que podia comungar..."

Vínhamos da Eucaristia e conversámos pelo caminho.
Uma das pessoas perguntou, no contexto da conversa:
-Conheço alguém que é uma pessoa sensível, sempre atenta aos outros e preocupada em fazer bem, em ajudar. Eu até acho que é mais cristão do que muitos de nós que praticamos... Até penso que ele podia comungar quando vai à Missa, embora vá raramente...
Meti a mão ao bolso à procura de uma moeda. Como não tinha, alguém me apresentou uma. Mostrei-a e disse:
- Estão a ver esta moeda? É uma só, mas tem duas faces. É como a vida cristã. Tem duas faces. A vivência individual e comunitária da fé é uma. A outra é o amor ao próximo.
Não há moeda com uma só face. Não haverá cristão, autêntico discípulo de Cristo, se não tiver as duas faces...
Há gente de prática cristã, mas cá fora é egoísta, indiferente aos outros, má língua, quezilento... Há pessoas que não praticam, mas sabem respeitar os outros, são generosos, preocupam-se com quem precisa, não gostam de falar mal dos outros...
Ambos têm uma face, falta a outra...

Reparemos em Cristo. O Cristo que curava os doentes, se compadecia das multidões, acolhia as crianças, perdoava aos pecadores, era exactamente o mesmo Cristo que passava longas horas em oração, ia ao sábado à sinagoga e ensinou os discípulos a rezar.
N'Ele as duas faces eram claras. Levava ao Pai os problemas dos homens; trazia aos homens a resposta de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.