segunda-feira, 20 de julho de 2009

Eminência parda

Pessoas bem instaladas nas situações que controlam eficientemente. Não arriscam, pois detestam passos em falso, mas manobram. Suscitam ondas de fundo que lhes sejam favoráveis ou vão na onda, procurando emergir, fazendo valer o seu estatuto.
Pessoas muito ambiciosas, regem a sua ambição do alto da confiança de que gozam junto de quem detém o poder. Tudo fazem para que a tal confiança se mantenha e se reforce, insidiando amizades e fidelidades que lhes convêm. Assim manobram avontade. Claro que se o detentor do poder muda, estudam até ao mínimo pormenor o sucessor a fim de descobrir as brechas de infiltramento.
Nunca dão a cara, a não ser que a enxurrada seja tal que lhes permita aparecerem como "os salvadores da pátria". Manobram na sombra, sugerindo, apelando, promovendo ou demovendo conforme as circunstâncias e as conveniências. Jogam com as pessoas com a mesma frieza como se estivessem diante de um tabuleiro de xadrez. São intriguistas por excelência, usando oportunisticamente um ar austero e distante ou um aspecto afável e próximo. Gerem muito bem movimentos de aprovação ou repúdio e canalizam-nos a seu favor, moldando-os à dimensão do seu interesse junto do poder.
Como não têm coração, mas só ambição, fazem e destroem alianças ao ritmo das conveniências. E ai de quem eles suspeitem - repito - suspeitem- que lhes ponham em causa o seu estatuto, as suas manobras, o seu perfil! Os métodos que então usam são impiedosos e vão da vitimização escandalosa à vingança mais soez.
Estas pessoas não têm valores, nem princípios, nem estaleca humana. A ambição destruiu-os por dentro. O mundo tem a dimensão do seu umbigo...

3 comentários:

  1. Interessante... Bastante interessante... Quem é (são) o(s) destinatário(s)?

    ResponderEliminar
  2. Este é mais parecido com um café À porto... forte, bem forte... e quente...
    esperemos que não chateie ninguem com tão elevado grau de cafeina...
    nem queime ninguém devido a temperatura...

    Tó Jó

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um texto que revela um grande descontentamento por parte de quem escreve.
    Mas o que se passou para tal acontecer? Talvez não se andou a apostar no cavalo errado?
    Alguma coisa tinha que acontecer. Ou não?

    PM

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.