quinta-feira, 2 de julho de 2009

Onde fica Jesus Cristo e o Seu Evangelho?

CERIMÓNIA EM LONDRES.

Sua Eminencia o Cardeal Keith Patrick O´Brien, revestido com traje coral e capa magna, acode à igreja da Ordem de Malta em Londres, Reino Unido, no passado dia 26 de Junho, dia da festa de São João Baptista.
Uma onda de fundamentalismo e saudosismo percorre hoje a Igreja, sob a aparência de fidelidade à mesma.
Onde fica Jesus Cristo e o Seu Evangelho no meio de tanto traje e tanta capa?
Para o fundamentalismo, o que conta são as tradições, não a Grande Tradição. O que lhe enche a alma é o aparato do ante-Concílio Vaticano II, o uso litúrgico do Latim. Nisto é que estão as suas grandes preocupações e obsessões.

3 comentários:

  1. Pois é. É pena que ainda reste tempo para estas coisas. Se Sua Altíssima Eminência, o cardeal da Santa Igreja Católica Romana, olhasse para trás, porventura papável, veria a figura que faz e que faz fazer aos outros. Faz-me lembrar o antigo capelão da Venerável e Soberana Ordem Militar de Malta - Dom António de Castro Xavier Monteiro - homem muito simples, o grande reconstrutor, amigo do seu amigo, mas que gostava dos ambientes solenes e adorava o convívio com as pessoas humildes e genuínas. Mas este era um santo!

    ResponderEliminar
  2. Nosso Senhor Jesus Cristo continua presente em meio ao fausto e à solenidade litúrgica, basta recordarmos da descrição perfeita da liturgia celeste descrita por São João no Apocalipse. Afinal, nossa liturgia deve ser reflexo daquela celebrada diante do Rei dos reis no esplendor da glória celestial. viva o PAPA BENTO XVI, o grande restaurador da Igreja, pertencente a linhagem dos grandes papas Leão Magno, Gregório Magno, Gregório VII, Pio V, Pio X, Pio XII, João Paulo II. CRISTO REINA, CRISTO VENCE, CRISTO IMPERA!

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo:
    E nos pobres? Enxerga-o?
    O tradicionalismo fanático é alérgico ao Cristo dos Pobres. Jamais será capz de entender o Evangelho: "Vinde, benditos de Meu Pai, porque tive fome e deste-me de comer..."
    Para ser adorado pelos santos, Deus tem a eternidade; para ser servido nos pobres tem este tempo breve da existência.
    Oh! Mas um tradiocionalista perceber isto!!! É mais fácil passar uma agulha pelo fundo da agulha...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.