segunda-feira, 6 de julho de 2009

Em que é que nós errámos?

- Em que é que nós errámos? - perguntava aquele casal pela boca da esposa. - Privámo-nos de tantas coisas para criar os nossos filhos sem vergonhas do mundo e agora não querem saber de nós. Ajudámos tanta gente sem divulgarmos o bem que fizemos e muitos daqueles a quem demos a mão nem sequer nos ligam. Sempre demos alguma coisa de nós aos outros, participámos na vida da Igreja e em actividades e trabalhos no foro civil, e só recebemos críticas, incompreensões e suspeições... Em que é que errámos? Só queríamos saber!
O marido, acrescentou à laia de desabafo:
- Parece que só aqueles que se metem na sua vida, nunca fazem nada pelos outros, pensam apenas em si, é que são os bons! Deles ninguém fala, não andam nas bocas do mundo, não recebem críticas nem suspeitas soezes.
Logo a esposa acrescentou:
- Os filhos, os filhos de hoje!!! Sabe, têm memória muito curta! Como estão bem na vida graças ao esforço e empenho dos pais, nem se lembram de quem tantas passou para os criar!... Até me vem à cabeça que quem tem razão são os pais exigentes, tiranos e egoístas!
- Pois, mulher, mas os filhos são do nosso sangue- replicou o marido. - Temos obrigação de os aceitar, mesmo com a alma sagrando pela ingratidão. E, olha, estamos de consciência tranquila, mas será que os educámos pelo caminho mais adequado? Nestas coisas da educação, ninguém sabe completamente o caminho a seguir...
Agora os de fora! Tanto trabalhámos pelos outros, nunca recebemos nada e depois só críticas, murmurações, acusações injustas... Isso é que dói, sabe! O nosso povo é muito ingrato!
- Estão arrependidos do que fizerem? - perguntei.
Olharam um para o outro. Encolheram os ombros e, instantes depois, ele respondeu:
- Olhe, estamos de consciência tranquila. E como acreditámos que só Lá encontraremos o bem que aqui fizemos, não estamos arrependidos.
- Se voltassem ao passado, acham que seriam um casal fechado, não colaborando para o bem comum? - Insisti.
Olharam-se, voltaram a olhar-se e finalmente ela respondeu:
- Pelo conhecimento que tenho de mim e do meu marido, não seríamos capazes. Só que estaríamos mais vacinados contra certas críticas e ingratidões.

1 comentário:

  1. Jesus apontou o Caminho, a Verdade e a Vida ao mundo... e o que lhe fizeram...?!
    A recta intenção e o haver procurado agir de acordo com a santa vontade do Pai... Se assim procederam, quem pode exigir mais...?!
    Paz nos corações!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.