terça-feira, 28 de abril de 2009

É um blog estritamente pessoal

Uma jovem perguntou-me recentemente:
- O que o levou a criar o blog?
Dei-lhe duas explicações:

1ª Este é um blog estritamente pessoal. Aqui não represento mais ninguém a não ser a mim mesmo. As minhas ideias, o meu sentir, a minha mundivalência, os meus valores, os meus sonhos...
Disse-lhe que aqui não estava o pároco, o professor, o arcipreste, o capelão desta e daquela instituição. Apenas a minha pobre pessoa.

2ª Desde novo me marcou aquela palavra de Paulo VI. A comunicação social é o novo púlpito dos tempos modernos. Por isso criei e dirijo o jornal Sopé da Montanha, o boletim Apelo. Por isso mantenho um programa semanal na rádio. Nesta linha, apareceu a ideia da criação deste blog, que fez há dias dois anos. Porque me julgo bom comunicador? Longe, muito longe disso. Mas quem dá o que tem a mais não é obrigado.

A vida obriga-nos a encarnar papéis, funções e responsabilidades. Na escola, como professor, é preciso proceder em conformidade. Na paróquia ou na capelania, o mesmo, aspas, aspas... Então um espaço em que sejamos nós mesmos, nos apresentemos tais quais somos, aparece como importante meio de partilha, onde a pessoa emerge e se comunica idiossincraticamente.

1 comentário:

  1. no coração

    ...mas isso é difícil

    obrigada padre

    quando cada um consegue
    quando o padre consegue

    ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.