quarta-feira, 15 de abril de 2009

Futebol Clube do Porto está fora

Os grandes jogadores são assim. Num momento de inspiração resolvem uma eliminatório. Até podem nem jogar muito, não ser muito consistentes, mas resolvem. Aquele golo do Cristiano Ronaldo é uma obra de arte, de categoria, de talento. Parabéns.

Os portistas sonhavam, ansiavam profundamente chegar às meias-finais. Mas todos sabíamos que não seria nada fácil, dada a categoria do adversário. Como se viu.

Não esquecer a dificuldade enorme que o Porto tem em jogar no seu estádio na presente temporada. Reparemos que não ganhou ao Benfica, ao Sporting, ao Atlético de Madrid, além de outros. Tem jogado melhor fora do que em casa. E isto, senhor Jesualdo, é uma verdade! O senhor é o treinador. Aliás, basta ver. O jogo do FCPorto foi muito mais empolgante em Inglaterra do que no Dragão.

A lesão de Lucho teve o seu peso. Ele é um jogador fulcral, inteligente, que pauta o ritmo, que causa desequilíbrios, que remata. Por alguma razão ele rarissimamente é substituído. O Porto não tem um jogador à sua altura. E isso já me preocupava há muito. Se ele está em má forma ou se lesiona, a equipa logicamente ressente-se.

Ao contrário do Manchester United, que é um clube rico, o Porto tem que vender todos os anos os passes de alguns jogadores por motivos orçamentais. Sapunaru, Rolando, Cissokho, Fernando, Hulk, e Cristian Rodriguez (mais de meia equipa) chegaram ao Porto na presente época . E uma equipa não se contrói de um dia para o outro. Pudessem os azuis e brancos manter este plantel intacto para a próxima época e outro galo poderia cantar! Mas todos sabemos que não é possível.

Oxalá que este jogo tenha sido um banho de humildade para jogadores muito endeusados internamente, mas que demonstraram que precisam mesmo de crescer - e muito! Sobretudo Hulk. Mas também Rodriguez, Meireles, Lisandro.

5 comentários:

  1. Vim a este blogg hoje pela 1ª vez e fiquei um pouco estupfacta,um Blogger paroquial e saí-me o FCP!!! LOL..Esperaria tudo,menos um comentário aqueles que ganham milhões à custa de um pontapé numa bola! E os nossos pobres,aqueles que comem uma sopa à mingua,desta sociedade sem valores,só voltada para o futebol? As nossas obras da Igreja,ou está tudo bem recheadinho??? Estou para ver se o Cristiano Ronaldo dá meio ordenado de uma semana para fazer o bem em Tarouca!
    Respeitosamente,uma leitora atrevida!

    ResponderEliminar
  2. Minha senhora:

    1º Este não é nem nunca foi um blog PAROQUIAL. A Paróquia tem o seu site. Este é um blog exclusivamente pessoal.

    2º Como é um blog pessoal, posso abordar os temas que de uma forma ou de outra me interessam ou me digam alguma coisa. E penso que, neste aspecto, ninguém tem nada com isso. O respeito pelos gostos e sensibilidade de cada um faz parte de uma sociedade democrática, desde que tal não prejudique outrem.

    3º Se há assunto que aqui tenho tratado é a questão social. Bastava ver duas notícias que estão na mesma página, abaixo. Mas nem é preciso dizer muito sobre isso. Se tiver disponibilidade de passar um tempito e visitar as postagens mais antigas ou mais actuais deste blog, logo se aperceberá.

    4. Se este não é - e não é mesmo! - um blog paroquail, não tem razão de ser a questão sobre as obras da Igreja aqui colocada. Terei todo o gosto em falar pessoalmente sobre este assunto, caso o entenda. Também o Conselho Económico o pedrá fazer, se preferir.

    5. Nesta questão de solidariedade e de apoio a quem precisa - e infelizmente temos 20% da população nacional à boca da pobreza, cada um faz o que pode, muitas vezes "não sabendo a mão esquerda o que faz a direita", conforme conselho evangélico.

    &. Por último, permita que reafirme uma ideia que neste blog tenho defendido até à exaustão: Igreja somos todos, TODOS, os que fomos baptizados e acreditamos em Jesus Cristo. Por isso, cada baptizado é um enviado. O trabalho eclesial não é património de um ou de 2 ou 3, mas de TODOS!

    Com os melhores cumprimentos.
    Muita paz.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa por o ter aborrecido tanto. Mas vi o endereço deste blog no jornal Paroquial e daí o ter vindo comentar!
    Pois muito bem se é um blog particular,e peço desculpa novamente porque já comentei outros artigos de hoje! faça o favor de o eliminar!
    Desde já lhe digo que sou baptizada e trabalhei em prol da minha paróquia durante muitos anos...
    A instituição Igreja,não é dos padres mas de todos os fieis! É pena ter sido Tão agressivo,não me parece que seja uma pessoa aberta,a ideias que o contrariem!
    E Voltamos ao salazarismo...Elimine por favor os meus comentários,já que tanto o aborreceram.

    ResponderEliminar
  4. Cara visitante:
    Não vi agressividade na minha resposta. Uma linguagem mais musculada? Talvez. Mas isso nada tem a ver com agressividade, antes com o facto de ser beirão. A gente da Beira pode ser "granítica", dura, mas, no geral é gente franca, e bem intencionada.
    Não me aborrecem nada opiniões diferentes, pelo contrário. É na diferença que a unidade se enriquece. Agora penso que tenho o direito também de esclarecer, de dizer a verdade. Foi o que fiz quando afirmei que o blog é pessoal, que este blog se preocupa com as questões sociais e que todos somos Igreja.
    Quanto à referência a "não ser uma pessoa aberta" e ao "salazarismo", abstenho-me de comentar.Os julgamentos ficam com quem os faz.
    De qualquer maneira, obrigado pelas suas intervenções. Procurarei estar mais atento para que a linguagem não crie barreiras.
    Muita paz.

    ResponderEliminar
  5. Essa do salazarismo era para tentar lembrar que dessa forma ele alienava o povo,para não pensar na fome e nas condicões exiguas que os mantinha.Peço perdão,pela minha agressividade,nesse ponto! Comportamento gera comportamento! Fui um tanto exagerada,mea culpa, mas de facto não suporto esses milhões que andam aí em off-shore com tanta pobreza encoberta!
    Vou Rezar três Padre-nossos e 12 Avé-Marias,não se preocupe faço-o constantemente,não é forma punitiva!
    A sua costela de beirão deve ser muito parecida com a minha....Não sou beirã,mas sempre defendi os que necessitavam...e o "sempre" é incondicionalmente,total e desprendidamente. Dou o coração por causas..desde que justas e em prol dos desfavorecidos!É a minha forma de estar!
    Afinal,é como eu pensei de inicio,um homem como um, que já lhe disse ser para mim uma referencia de vida!
    Mais uma vez lhe peço desculpa,por entrar assim neste seu cantinho virtual!
    Mas sempre me identifiquei e sei pedir desculpa pelos meus erros.
    Obrigada.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.