quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Vítima de assalto mata ladrão a tiro"

Acabo de passar um vistinha pelo Correio da Manhã. Detive-me na notícia "Vítima de assalto mata ladrão a tiro".
Um senhor de meia idade estaria a chegar a casa, quando foi surpreendido por três jovens assaltantes. Terá puxado de uma pistola e reagiu a tiro, abatendo um deles.

A morte de alguém é sempre um acto gravíssimo. Ninguém é dono da vida de ninguém.
Que terá levado uma pessoa a este acto? Por que puxou da arma?

Li os comentários, muitos, imensos. A esmagadora maioria aprovava a acção do senhor de meia idade.
Aqui, nos comentários, está o Portugal profundo, a voz do povo. Será que os responsáveis lêem? Então democracia é só votar? As vivências da população não são tidas em conta?
O povo quer, conforme estipula a Constituição, segurança de pessoas e de bens. E os nossos políticos querem leis que protegem ladrões, criminosos, falsários. O povo quer justiça justa, os tribunais colocam em liberdade os agressores e não fazem justiça às vítimas. O povo que a polícia perto para se sentir mais seguro e para apanhar ladrões, corruptos, traficantes (toda a espécie de traficantes); o governo quer os polícias a passar multas para encher os cofres. O povo quer mais justiça social; o sistema está montado para proteger os mesmos privilegiados.

Mas se quer ver com os seus olhos, então leia aqui. Veja a reacção das pessoas nos comentários e depois deixe aqui também o seu comentário.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=806DF8E7-F880-44CC-90BF-EBB0908E8B5D&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

6 comentários:

  1. Pois,fazer justiça pelas próprias mãos não é legal. Causando a vida de outrém ainda pior...Mas esta sociedade está apavorada, não sou a favor do porte de armas,nem pela justiça do Povo,afinal preferiram Barrabas! Nem sempre a comunidade está certa,mas os culpados são os governantes,aqueles que os levam aos extremos,quando deviam e têm a obrigação de zelar pelos direitos de todos! Culpo por isso aqueles que fazem a culpa morrer solteira,ou então a metem no bolso de quem menos a tem! Assim vai a vida por estes tempos....

    ResponderEliminar
  2. E se por qualquer motivo eu vou contra alguém sem intenção de roubar, ou porque tropeço ou caio,numa situação imprevista e despropositada, e se viram para mim com uma arma e me matam???
    Não se estará a exagerar??? Mais vale então nem sair à rua...

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar
  3. Movido pela notícia, que não conhecia, fui ler a página respectiva do CM. Ora a notícia não informa de todas as circunstâncias da tentativa de assalto.
    Terá o "homicida" sentido ameaça por palavras e/ou gestos? Terá ficado fora de si ao ver a casa a ser assaltada? Terá pressuposto tratar-se de assalto?
    Não se fala de legítima defesa, que Portugal (aliás as autoridades policiais e judiciais)tem dificuldade em reconhecer. Não se fala de reacção desproporcionada. Não se fala da segurança de pessoas e bens. Fala-se logo em homicídio, insinua-se situação de racismo.
    É certo que o homem fugiu. Isso denota sentimento de culpa ou medo de linchamento ou transtorno "post factum"?
    Que justiça a nossa - a oficial inoperante, a pessoal temerária ou desproporcionada!

    ResponderEliminar
  4. Não tenho bem a certeza mas acho que não foi essa a razão pela qual o rapaz morreu.

    ResponderEliminar
  5. Acho todos esses comentarios contra o Edson desumanos.
    Porque afinal as pessoas falam por aquilo que leram.
    Aqui na zona as coisas sao bem diferentes e ha quem acredite que o levaram ao engano para um ajuste de contas.
    Eu sou mae e assisti ao momento em que a mae recebeu a noticia que o filho havia falecido,e ainda hoje nao me sai da cabeça o sofrimento daquela familia e amigos!
    Se ele fosse da familia de quem fala sera que o encriminavam da mesma forma?!
    Pensem,para a familia e amigos neste momento vive-se uma hora de sofrimento que devia ser respeitada.
    Eu e a minha familia so podemos dar as condolencias a familia porque tambem nós conhecemos e gostamos do EDSON.

    ResponderEliminar
  6. "A morte de alguém é sempre um acto gravíssimo. Ninguém é dono da vida de ninguém." - Assim dizia no post onde referenciava a notícia do Correio da Manhã.

    O post partia depois para uma reflexão em que contrastava a posição da população com a posição das autoridades.
    Pedia ainda a posição e a opinião dos leitores depois de lerem a notícia e os comenbtários de leitores do referido jornal.

    As pessoas que aqui comentaram mostraram sensatez e não descambaram para o sentido da intervenção dos leitores do Correio da Manhã.

    Como crente, associo-me pela oração à família sofredora, rezo pelo jovem falecido e peço a Deus que dê a cada pessoa um coração de carne, humano e sensível.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.