sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Recomeça a catequese

Amanhã recomeça a Catequese paroquial.
E todos sabemos o esforço e boa vontade que isto exige aos responsáveis paroquiais. Arranjar pessoas idóneas e de boa vontade que voluntária e gratuitamente se comprometam a preparar e a dar catequese todas as semanas aos nossos jovens dos 6 aos 16 anos não é fácil. O meu aplauso para todos os que continuam ou entram de novo.
O testemunho de vida é essencial na missão do catequista: os catequizandos aprenderão a aceitar e a viver a vida cristã, olhando para os seus educadores e vendo o que eles fazem.
É por isso que mais que bons catequistas é fundamental o papel dos pais. Se estes não se interessam pelo que os filhos fazem e aprendem na catequese, pouco vale lá andar. Sobretudo nos primeiros anos.
Todos compreendemos que pôr em acção uma boa catequese para a gente nova não é coisa fácil. Ela tem que competir com a televisão, o desporto e outras actividades bastante aliciantes. Por isso o grupo de catequistas deve estudar estratégias, procurando ser um verdadeiro "laboratório" de partilha material e espiritual.
Em Portugal, a catequese paroquial assenta no voluntariado, o que traz algumas limitações. Mas em outros países, onde são profissionais a ministrar o ensino religioso e a transmitir a Fé, pode haver o perigo de se querer dar o que se não tem.
Penso que esta gente que deixa a sua vida, horas de justo descanso e faz o seu melhor a favor das crianças e jovens merecem todo o apoio, dos pais em primeiro lugar e da comunidade em geral que se representa no acto catequético exactamente através dos catequistas.
Muitas vezes dou comigo a pensar que só Jesus Cristo é capaz de seduzir desta maneira. Os catequistas deixam tantas coisas por causa da catequese que apenas ELE o justifica.
Não é fácil ser catequista hoje e aqui. A falta de instalações (o Centro Paroquial nunca mais chega! A burocracia para se conseguir um subsídio é monstruosa, acreditem!), o pouco apoio dos pais, a mentalidade reinante, o obscurecimento de Deus e dos valores, a maneira de ser das crianças e adolescentes, tornam actualmente o acto catequético um desafio.
Desafio que vale a pena! Todos juntos como equipa. Em nome do Senhor Jesus, vamos à missão. Com coragem testemunhante, com esperança, com . Sabendo amar e acolher cada catequizando.
Sejam bem-vindos ao novo ano catequético!
Aos pais, aos catequizandos e aos catequistas, dizemos: "CRISTO VALE A PENA!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.