sábado, 4 de outubro de 2008

Sínodo com novidades: Presença de mulheres, preocupação ecuménica e discurso de Rabino no programa da reunião magna dos episcopados mundiais


A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja

Cerca de 400 pessoas participam na XII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, em representação da Igreja Católica nos 5 continentes. O Sínodo decorre entre 5 e 26 de Outubro.
Em conferência de imprensa realizada no Vaticano, o secretário-geral do Sínodo, D. Nikola Eterović, destacou a importância da “discussão livre” neste encontro. O espaço para este debate acontece entre as 18h00 e as 19h00 de cada dia de trabalhos (hora local, menos uma em Lisboa). Portugal terá como delegados D. Anacleto de Oliveira, Bispo Auxiliar de Lisboa, e D. António Bessa Taipa, Bispo Auxiliar do Porto.
Cada padre sinodal terá à sua disposição cinco minutos para a sua “intervenção oficial”. Logo a 6 de Outubro, haverá momentos livres de debate após cinco relações, de 10 minutos cada, sobre a forma como cada continente acolhe a Bíblia.
Esta novidade metodológica permitirá ter informações “mais precisas” sobre a realidade da Igreja nos quatro cantos do mundo.
Neste Sínodo tomam parte, além dos 253 delegados – 51 de África, 62 da América, 42 da Ásia, 90 da Europa e 9 da Oceânia – 41 peritos (de 23 países), 37 auditores (de 26 países) e representantes de 10 Igrejas e comunidades eclesiais não católicas.
Entre as novidades desta assembleia sinodal, destaca-se a presença de 25 mulheres (6 peritas, 19 auditoras).
Facto histórico é a intervenção, prevista para 6 de Outubro, do Rabino Yashyv Cohen, que irá falar da forma como o povo judaico lê e interpreta a Escritura, em grande parte partilhada pela Igreja. Será a primeira vez que um não cristão toma a palavra num Sínodo dos Bispos.
No dia 18 de Outubro, Sábado, terá lugar uma cerimónia ecuménica, presidida pelo Papa Bento XVI e o Patriarca de Constantinopla (Ortodoxo), Bartolomeu I que, num gesto também inédito, se irá dirigir aos padres sinodais.
O Papa irá presidir, durante o Sínodo, a quatro celebrações eucarísticas, a primeira logo no Domingo, 5 de Outubro, na Basílica de São Paulo fora de muros – a primeira vez que um Sínodo dos Bispos sai da Basílica de São Pedro, como forma de assinalar o Ano Paulino.
A cerimónia conclusiva acontece a 26 de Outubro. Antes, Bento XVI preside à canonização de quatro beatos, a 12 de Outubro, e três dias antes, à Missa que assinala o 50.º aniversário da morte de Pio XII.
D. Nikola Eterović explicou ainda que a presença de Bispos chineses se limita aos de Hong Kong e Macau porque “não foi possível chegar a um acordo com as autoridades” da China continental.
In ecclesia

Rezemos todos pelos bons frutos deste Sínodo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.