terça-feira, 21 de outubro de 2008

A vida ao ritmo da Palavra

TERÇA FEIRA

PALAVRA
Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?».

Reconhecer o pagamento a César é reconhecer a legitimidade da autoridade de Roma sobre Israel. A ironia que inicia a pergunta dá espaço à maquinação dos fariseus. A escolha dos fariseus coloca a problemática na fronteira entre o mundo religioso e o político. Se Jesus reconhece o tributo ao imperador, revela-se um judeu pouco observante; por sua vez declarar a ilegitimidade desse pagamento, colocá-lo-ia numa situação delicada diante das autoridades romanas. Que resposta encontrará Jesus?

MEDITAÇÃO
Fé e política: uma questão sempre pertinente. Também no nosso mundo a complexidade da relação destas duas realidades inquieta muitos cristãos. Inquieta-nos no dia-a-dia das nossas opções. Se responde afirmativamente, é condenado pelos compatriotas. Se negativamente, podia ser acusado diante dos romanos como perigoso agitador social, sem respeito pelas autoridades. A resposta de Jesus é feliz e ao mesmo tempo evidente. Na política da nossa vida, actuemos com o horizonte da fé. Sem mútuos enganos.

ORAÇÃO
Sei que és sincero, Senhor, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus. Sem fazeres acepção de pessoas. Escolhendo cada um como destinatário do teu amor. Conduz-me por esses montes e vales que me levam ao encontro de Deus que se faz caminho, caminhando a meu lado. Guia-me para estar contigo. Viver de ti. Amar por ti. Para que no final deste dia, possa oferecer-te o louvor simples das minhas palavras, no agradecimento profundo de tudo o que tu és por mim e em mim. Glória a ti, Senhor Jesus!

ACÇÃO
Procura afastar-te de todas as ironias que não deixam espaço nem tempo à autêntica felicidade. Que as tuas palavras sejam sinceras, cheias de Deus. Sem fazer, em nenhuma circunstância, acepção de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.