segunda-feira, 2 de junho de 2008

«A situação de pobreza é pior do que as estatísticas mostram»

Constatação
D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, afirmou no sábado em Famalicão que a situação de pobreza é pior do que os números que as estatísticas indicam.

«Uma coisa são as estatísticas e outra coisa bem diferente é a realidade. Os números falam por si, e vêm de organismos nacionais e internacionais. Infelizmente são demasiado eloquentes. Na minha experiência pessoal, uma vez que uma das minhas missões como bispo é visitar as pessoas, faço isso com frequência e sei o que se passa. A situação é pior do que os números que as estatísticas nos apresentam », refere o prelado que acrescentou:
"«Não é necessário raciocinar muito. Basta relacionar os salários com as constantes subidas de preços de bens de primeira necessidade, além dos medicamentos, e depois fazer as contas».

Sugestões

«Teremos que nos educar para uma vida um pouco mais regrada. Por vezes, há necessidades que se criam, principalmente na classe média, que se habituou a ter tudo. Já se sabe que o dinheiro não chega para tudo. A economia na família é muito complicada. É preciso que as pessoas pensem e saibam viver de acordo com as suas posses».

Questionado se há necessidade de uma intervenção junto dos organismos do Estado, o prelado reconhece a necessidade de uma reflexão e não descarta essa possibilidade. Ainda assim, lembra que a principal missão da igreja é anunciar a doutrina da igualdade e dignidade de todo o ser humano. «Em certas ocasiões, a nossa doutrina reveste- se de um carácter de denúncia »

O Arcebispo espera que a sociedade, Igreja incluída, seja capaz de encontrar soluções que revertam o actual quadro.

Fonte: ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.