terça-feira, 10 de junho de 2008

JESUS, TU ÉS A VERDADE



Era vê-los em fila indiana a caminho do Santuário entoando alto e bom som: "Nós somos de Tarouca, magnífica Tarouca". Sinti-me no meio deles a explicar-lhes baixinho a razão de ser da Capelinha e da azinheira grande. Rezei com eles no silêncio da noite na Capelinha das Aparições. Que momento mágico, profundo, inolvidável! Sentei-me no meio deles no escadório debaixo de um calor de estarrecer. Ajudei as catequistas a servi-los ao almoço, acompanhei-os até ao Museu onde percorremos a Vida de Jesus e caminhei com eles até à casa de Lúcia, de Jacinta e até ao poço do Arneiro.Todos quiseram beber, mesmo que seja para depois dizerem que não presta...
Ah! Aqui houve um período para compras e para se refrescarem com o gelado que lhes ofereci. E eu com o "credo" na boca! Tanta gente! Tanto movimento! Pareço um radar. Às vezes lá sai um berro para algum mais distraído. Tem que ser.
Regresso. Cantámos, viram desenhos animados. E também gritámos pelos nossos clubes. Normalmente há menos portistas. O que vale é o micro, para raiva deles. Aproxima-se o lanche. Depois aparece o concurso sobre cultura geral. Entre rapazes e raparigas. Claro que quem perde atribui-me a culpa a mim. Que tal e coisa... que fiz as perguntas mais difíceis a estes e mais fáceis àqueles... Brinco com a situação. Mais se enervam. Lá estão os catequistas para amainar os ânimos e lançar um 2º concurso. Pronto, está tudo em paz. Os que mais se enervaram, pouco a pouco caem na real. Já estão todos outra vez comigo, eu que nunca deixei de estar com eles. Mas gosto de brincar... Já é noite. Muitos estão extenuados, até porque na noite anterior pouco dormiram nas camaratas, apesar da vigilância apertada dos catequistas. Mas a experiência fora nova. Muitos nunca haviam dormido fora de casa. Compreende-se a excitação da novidade.
Eles são únicos. Mesmo quando nos chateiam e nos fazem perder a paciência, não deixamos de os amar, de nos sentirmos bem ao pé deles.
Sei o grupo fantástico de catequistas que temos e, mais uma vez o provaram.
O interessante é que gostamos tanto dos miúdos que aproveitamos todas as oportunidades para os formar.
Foi bom, miúdos! Que a verdade do amor de Cristo preencha as vossas vidas! Que Maria seja a Estrela do vosso caminhar!

1 comentário:

  1. Como pais de uma das crianças que foram a Fátima, queremos agradecer muito ao Sr. Padre Carlos e a todas as catequistas que foram a Fátima, por todo o trabalho que tiveram, pelo carinho, pela paciência, pelo incentivo às nossas crianças, pois sabemos que as crianças são difíceis, principalmente quando estão todas juntas. Sabemos que foi muito cansativo pois tiveram pouco tempo e muitas coisas para ver e explicar às crianças. Também a vigilância, as refeições, tudo deu muito trabalho, sei disso. Mais uma vez o nosso muito obrigada.
    TG

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.