sábado, 28 de junho de 2008

29 de Junho: Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo

Naquele tempo,Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e fez aos discípulos esta pergunta:
«Quem dizem as pessoas que é o Filho do Homem?»
Eles responderam:
«Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou um dos profetas».
Jesus replicou-lhes:
«E quem dizeis vós que Eu sou?»
Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse-Lhe:
«Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!».
Jesus respondeu-lhe:
«És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim Meu Pai que está nos Céus. E Eu também te digo a ti: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja, e as forças do Inferno não levarão a melhor contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na Terra ficará ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra ficará desligado nos Céus».
Mateus 16,13-19

Paulo: vivia a vida como uma “corrida” tendo como meta “estar para sempre com o Senhor”. E, por isso, quanto mais andava, quanto mais caminhava, de etapa em etapa, de terra em terra, de viagem em viagem, de tribulação em tribulação, quanto mais os seus anos de vida se aproximavam do fim, mais São Paulo se sentia perto de Jesus! Jesus não era, para o grande Apóstolo, alguém que ficava para trás da sua vida ou que estivesse para trás da história, como se fora uma figura célebre do passado! Paulo foi mesmo acusado às autoridades romanas, por andar a anunciar um tal “Cristo, que morreu, e que ele (Paulo) afirma estar vivo” (Act.25,19). Para São Paulo, viver é Cristo (Fil.1,21)! Mas Jesus não era tão só e apenas o seu presente! Era sobretudo a sua meta, o seu fim, o seu futuro. Cristo nunca ficava para trás, estava sempre à sua frente e Paulo corria ao seu encontro, esperando com amor a sua vinda, até chegar o dia de receber “a coroa de justiça” (II Tim.4,8).

Pedro: "Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!" Como se Pedro dissesse: Tu não és apenas um Profeta! És a Palavra de Deus, em pessoa. Tu não és apenas um Mestre. És a Sabedoria eterna do Pai. Tu não és apenas um homem importante. És o Filho de Deus vivo! Tu não és sequer um «revolucionário». Tu és o Salvador do Mundo. Tu podes salvar-nos, porque és Deus, porque és Amor. Tu podes salvar-nos, porque Te fizestes um de nós…
Depois desta resposta, Pedro é declarado por Jesus, como um homem feliz, precisamente por causa da sua fé. A sua fé não é obra da sua rara inteligência, mas fruto do seu grande amor a Jesus. A sua fé não é conquista individual, mas fruto da sua vivência com Jesus e da sua convivência com o grupo dos amigos de Jesus! Não se chega a fé, à própria custa. Não se chega à fé sozinho. Chega-se sempre a Jesus, pela graça de Deus, chega-se sempre à fé em Jesus, por meio dos outros, por meio do grupo, por meio da Igreja!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.