sábado, 14 de junho de 2008

Tabela de Taxas e Tributos

Existe uma nova Tabela de Taxas e Tributos que, a partir do passado dia 10 de Junho, está em vigor nas Dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Braga.
A principal novidade está no facto do estipêndio da Santa Missa passar a ser de 10,00€, mas há ainda novas actualizações.

1. Anunciar aumento do estipêndio das Missas (e não só...) numa altura de tão grande crise que sensibilidade mostra?

2. Já fui ver a referida Tabela. Chocou-me. Parece que entramos num stand de automóveis onde cada modelo e cada marca têm um preço... Não haverá uma forma mais evangélica de estimular e fomentar a partilha? O "É precisa mudar" do Papa não deveria também abarcar este campo?

3. Em momentos de grave crise social, moral, de identidade, os nossos Bispos emigram para a gestão e para as tabelas de emolumentos... É demasiado mau!

4. Oxalá que os nossos Bispos enfrentem e decidam sobre a mais grave crise de gestão que urge resolver: a dos Recursos Humanos.
"Há dioceses com padres «a mais» e dioceses com padres «a menos»... quando se passa dessa visão mesquinha, alicerçada numa visão legalista da «incardinação» do Clero e se implementa uma Gestão de Partilha e Comunhão no que toca à distribuição do Clero na Igreja em Portugal??Espero que os nossos Bispos estudem bem... e sejam ousados nas suas conclusões e perspectivas de acção para o futuro e não venham destas Jornadas apenas com «mais do mesmo»". (in Padres Inquietos)

Vinde, Espírito de Deus, fazer novo o coração de todos nós. Abri-nos à verdade corajoso e serena do Evangelho e infundi em nós anseios permanentes de santidade. Dai-nos a coragem dos motores e livrai-nos da comodidade pesada das carroçarias. Que a Igreja seja capaz de reagir, mas sobretudo de agir.
Dissolve o sem-sabor do eclesialmente correcto, seduz-nos para a clareza englobante do Evangelho e afasta-nos do medo da cruz, porque ancorados na Gloriosa Ressurreição de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.