sexta-feira, 6 de junho de 2008

10º Domingo do Tempo Comum

Ide aprender o que significa: prefiro a misericórdia ao sacrifício! (Mt.9,13)

Ide aprender, porque estais ainda longe do conhecimento de Deus. Apesar dos vossos sacrifícios, holocaustos, promessas, rituais, liturgias e procissões, estais longe da experiência íntima do amor de Deus. Estais longe de saboreardes a ternura do seu coração, de conhecerdes a profunda bondade com que vos ama!

Ide aprender, porque julgais conquistar Deus pela força das vossas penitências ou demovê-lo pela exuberância dos vossos sacrifícios. E não sabeis que vos perdoa mesmo antes de pecardes, que o seu amor é mais potente que a traição, que a graça é mais forte que o pecado.

Ide aprender, porque imaginais Deus distante, irado, indiferente e pensais acordá-lo e atraí-lo à custa das vossas obras, do vosso culto, do cumprimento das vossas leis e tradições. E desconheceis o seu coração ternurento, acolhedor, pronto para o perdão, incapaz de não amar, porque louco de amor.

Ide aprender, porque vos julgais donos de Deus, administradores dos seus bens, seus eleitos, e não sabeis que o coração de Deus não tem fronteiras, que nas suas entranhas nutre por nós um amor materno, gratuito, invencível.

Ide aprender, porque o vosso coração conhece apenas a lei e não o amor, a obrigação e não a fé, a penitência e não a alegria, o sacrifício e não a misericórdia. Tendes muito que aprender! Dirá Jesus a cada um de nós. Porque de Deus está longe o vosso olhar, distante o vosso coração, ressequida a vossa vida.

«Porque eu quero a misericórdia e não os sacrifícios, o conhecimento de Deus, mais do que todos os holocaustos»! (Oseias 6,6)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.