quinta-feira, 26 de junho de 2008

Em educação, o facilitismo economicista e estatístico é o desfiladeiro para um futuro sem saída

- Opinião geral: este ano as provas dos exames - todas - têm sido fáceis.
- Atempadamente a ministra encarregou-se de alertar que a reprovação não traria qualquer benefício ao aluno. -lo suficientemente perto para não cair no esquecimento.
- Os professores sabem que serão avaliados pelo sucesso ou insucesso dos seus alunos.
- Para que uma criança do 1º ciclo fique retida é preciso ouvir o seu encarregado de educação.
- Directa e indirectamente estimulado a partir de cima, há muito se criou um clima de desprestígio do professor.
- O governo tem feito uma campanha em grande através dos computadores para fazer passar a mensagem para a opinião pública de que às escolas não faltam meios para que os alunos tenham sucesso.
- O Governo tem gerido com poupa e circunstância o programa "Novas Oportunidades", mesmo que se saiba, a começar por muitos que o frequentam, que tal programa não passa de um meio para a estatística.
- Aulas de substituição. Dá-se como um dado adquirido e como uma estratégia que contribuiu para o sucesso. Quando não é verdade. As aulas de substituição são uma violência contínua para professores e alunos e nada resolvem. Mas quem está em cima fecha os olhos e finge que é verdade o que proclama.

Assim se cria a moldura perfeita. Mostram os dados estatísticos e acrescentam que, com menos professores, menos escolas e menos custos, conseguiram aumentar o número de alunos a frequentar as escolas e o sucesso, elevar as competências dos portugueses e diminuir o abandono escolar.
A população, menos ligada à realidade escola, aplaude os êxitos desta política governamental. Por outro lado, muitos pais o que querem é que os seus filhos passem, mesmo que não saibam. Por isso, também aplaudem.

Só que este não é o caminho. Em educação, o facilitismo economicista e estatístico é o desfiladeiro para um futuro sem saída. Vamos todos pagar caro no futuro tanta temeridade. No imediato, pode dar uns votinhos a quem guia o navio pelo mar do facilitismo. No futuro seremos barcos perdidos no meio do mar. Quem acenderá faróis?
Os alunos cada vez saberão menos e estarão menos preparados para a vida. Cada vez se empenharão menos no estudo - nada de traumatizar o menino com o esforço!!! - pois sabem que a política (?) educativa os defende. A escola será cada vez menos um lugar de aprendizagem, de esforço que leva à superação, de formação, de educação para os grandes valores humanos, e será cada vez mais um espaço onde os pais colocam os filhos para que os professores cuidem deles e os entretenham. Onde vamos parar???

1 comentário:

  1. Perseguição à Igreja Católica no Vietname:

    http://www.zenit.org/article-18806?l=portuguese

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.