quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Falhou acordo entre PS e PSD

PS e PSD romperam negociações sobre o Orçamento de Estado para 2011.
Confesso que era isto que, no fundo, eu previa, embora o não desejasse.
Ora como o CDS, o Bloco e o PC já anunciaram que iam votar contra, restava a abstenção do PSD para que o  Orçamento de Estado para 2011 fosse aprovado. Com o falhanço nas negociações, certamente que o Orçamente será chumbado na Assembleia da República.

E lá virão agora a mil e uma justificações de um lado e de outro para tentar explicar o falhanço nas negociações. Não faltarão ataques e culpabilizações. Já sabemos como é...
À crise económica e social, junta-se a crise política.
Provavelmente Sócrates pedirá a demissão. O Presidente da República, pela lei, está impedido de convocar novas eleições legislativas por causa da eleição presidencial que terá lugar em fins de Janeiro.
Teremos um governo de gestão durante vários meses? Será que é possível, no actual contexto parlamentar, formar um novo governo?
Bem, uma coisa parece certa. Virá o FMI para nos obrigar a pôr as contas públicas nos eixos. Já que não nos entendemos, alguém de fora o virá fazer.

4 comentários:

  1. Pois é, todos apontam o dedo, mas fazer, ninguém faz nada! Estava mais do que na hora para se ver esse orçamento aprovado (apesar de não ser o desejável), a oposição não está a criar uma imagem muito boa de si mesma, afinal, em vez de ajudar, já que tem de ser aprovado um orçamento, está tão somente a complicar.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo:
    respeito logicamente a sua opinião. Mas pergunto se se será a oposição que está a complicar ou o governo... Ou qual deles é mais complicativo!

    ResponderEliminar
  3. Acredito mais facilmente na boa intenção da oposição do que na do governo. No entanto, nós sabemos o que é que está cheio de boas intenções, não sabemos? Pessoalmente,é-me difícil tomar partido de quem quer que seja e tenho pena de não ver unidos esforços para se superar a situação que, por sinal, ainda não é nada!!!!

    Ana Patrícia

    ResponderEliminar
  4. De facto, parece não haver dúvidas que este governo tenta fazer passar um Orçamento que, além de constituir um projecto trapalhão e mal elaborado ("qualidades" deste governo...), é um grave atentado a todos os Portugueses, especialmente aos mais carenciados.

    Estou convencido que, se o Orçamento for aprovado com modificações impostas pela oposição, nada garante que a sua aplicação seja rigorosamente executada, sabendo-se, como se sabe, que a prática da mentira, do oportunismo desenfreado e da corrupção são apanágio destes governantes PS...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.