quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Igreja e a Cremação dos Corpos

«Alguns cristãos, perante a opção pela cremação, perguntam se um católico que pediu a cremação do seu corpo pode ter exéquias cristãs. A Igreja, embora recomende a prática da sepultura, aceita a possibilidade da cremação e o actual ritual das exéquias contém os ritos adequados a este procedimento.» ( D.Gilberto Reis, Bispo de Setúbal)

Veja aqui a Nota Pastoral sobre a Cremação dos Corpos:
http://www.diocese-setubal.pt/site/index.php?name=News&file=article&sid=1768

2 comentários:

  1. Este é um assunto que me interessa particularmente !
    1º os cemitérios estão cada vez mais cheios e a terra não consegue remir-se, sem muitas vezes o corpo ainda não estar desfeito,Terra cansada e para isso muitos factores estão envolvidos. Aceito a minha cremação,mas não desisto dos meus principios Católicos. Apenas o faço para que todos tenham espaço no meu Jazigo. Isso faz de mim herege? Já li o site que colocou neste espaço.
    Continuo como filha de Deus, se for cremada? Ou a minha vida passou a ser esquecida?
    Espero continuar este assunto,brevemente consigo!
    Abraço de amizade

    ResponderEliminar
  2. Caríssima Lis:
    Neste artigo, a doutrina da Igreja é clara. Pode escolher o que achar melhor. Repare que tanto assim é que até cerimonial dos defuntos tem uma liturgia própria para os que optaram pela cremação.
    A igreja só diz que não deverá ter cerimónia fúnebrre religiosa aquela pessoa que optou pela cremação como forma de se opor à mensagenm da Igreja.
    Ora não é de forma nenhuma o seu caso.
    Logo, amiga Lis, esteja descansadíssima.Faça a sua opção e não haverá qualquer problema, nem de consciência nem legal.
    beijinho amigo,
    Carlos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.