quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote


O Santo Padre convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo.

Sua Santidade fez este anúncio durante a audiência concedida aos participantes da Plenária da Congregação para o Clero, e esta divulgou-o posteriormente num comunicado, no qual enumera algumas das iniciativas postas em andamento por ocasião deste ano jubilar sacerdotal.

O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote.

Está previsto que o Santo Padre o abra com uma celebração de Vésperas, a 19 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia da Santificação dos Sacerdotes, «na presença da relíquia do Cura de Ars trazida pelo bispo de Belley-Ars», D. Guy Claude Bagnard.

O encerramento será celebrado um ano depois, com um Encontro Mundial Sacerdotal na Praça de São Pedro.

Durante este Ano jubilar, está prevista a publicação de um Directório para os Confessores e Directores Espirituais, assim como de uma «recompilação de textos do Santo Padre sobre os temas essenciais da vida e da missão sacerdotais na época actual».

O objectivo deste ano é «ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea».

Outro tema importante no qual se quer incidir, segundo o comunicado da Congregação, é a «necessidade de potenciar a formação permanente dos sacerdotes ligando-a à dos seminaristas».

In Mansidão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.