quarta-feira, 17 de junho de 2009

São jovens assim...

Muitos adultos olham para os jovens e só enxergam defeitos.
Que são superficiais, egocêntricos, mimados, sem valores nem ideais, incapazes de navegar contra a corrente consumista, mas comprazendo-se no materialismo de vida, alérgicos a tudo o que exija reflexão, estudo, esforço e interioridade, porque esvoaçam como libelinhas tontas à procura de uma prazer imediato maior que faça esquecer o vazio deixado pelo prazer anterior, adoradores da noite, pouco cultos, cheios de manias mas sem estofo interior, etc, etc.

Penso sobretudo que é uma geração com carência de amor. Os pais não têm tempo para lhes dar o que mais precisam: sentirem-se amados.
Para suprir a falta de amor, os pais dão coisas, dão liberdades sem liberdade, evitam exercer plenamente a paternidade e a maternidade. Ficam-se pelo "eu sou o maior amigo (a) do meu filho (a)". Reduzem-se a papás e a mamãs, demitindo-se de exercer totalmente a autoridade.

Mas conheço casos de jovens fantásticos. E não falo de tantos e tantos dos meus para não parecer suspeito.
Conheço um jovem que estuda enfermagem. E digo bem, estuda! Gosta do curso e dedica-se-lhe com alma. Mas não fica por aí. É capitão da equipa de futebol da sua terra, cultiva o ciclismo, é voluntário numa associação humanitária, faz voluntariado num hospital, dirige o seu blog, trabalha com adolescentes dentro de uma dinâmica cívica.
Ah! Não é menino rico, nem pouco mais ou menos. Mas nunca se queixa. Sabe com o que pode contar e não se sente diminuído em relação a extravagâncias que outros possuem.

São jovens assim que nos fazem acreditar que amanhã será melhor.
São jovens assim que nos desinquietam e nos desinstalam.
São jovens assim que não precisam de comas alcoólicos para se afirmarem.
São jovens assim que entendem a beleza da sexualidade humana e não a vivem como "embalagem de cerveja que, bebido o líquido, é deitada fora".
São jovens assim que não fazem da night o seu deus.
São jovens assim que não querem ser o centro do mundo.
São jovens assim que se negam a apodrecer na ociosidade, no parasitismo, no sem-sabor da vida.
São jovens assim que não vêem a família como hotel.
São jovens assim que têm a humildade de reconhecer que não sabem tudo, não têm sempre razão, que precisam de crescer por dentro.
São jovens assim que não precisam de se sentir "cão-de-fila" do chefe do grupo para se afirmarem.
São jovens assim que se negam a experimentar droga, porque gostam demasiado da liberdade.
São jovens assim que nos anunciam Jesus Cristo, mesmo que o não reconheçam ou até contestem certas formas de religiosidade.

2 comentários:

  1. Só os grandes exemplos dos mais vais velhos/sábios fertilizam as capacidades dos jovens!
    Grande Abraço!

    Red Angel

    ResponderEliminar
  2. Realmente são jovens assim que nos fazem crer no amanha. São Jovens assim que são modelos a seguir mesmo quando os próprios estão no anonimato, mas que com esta maneira de viver são tão ou mais felizes que os outros...
    Vamos ser nós Jovens assim????????????????
    Saudações Atentas...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.