quarta-feira, 10 de junho de 2009

Na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima

Junto ao poço do Arneiro

Acompanhei hoje um grupo de 25 crianças que, acompanhadas de alguns catequistas, participaram na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima.

Naturalmente que as circunstâncias exigiam algumas cautelas, pois amanhã vão fazer a sua Profissão de Fé. Desde cuidados com a saúde, passando pelo não forçar da voz, continuando num temperado uso das energias juvenis.

Graças a Deus tudo correu bem. Eles gostaram muito de ter participado. Para um pequeno grupo, foi mesmo a primeira vez que estiveram em Fátima. Outros dormiram fora da família pela primeira vez.

Muitas perguntas me fizeram a respeito das aparições, do recinto, da Basílica, da Igreja da Santíssima Trindade... Então aquela Imagem do Cristo crucificado que está na nova Igreja meteu-lhe alguma confusão. Ah! Mas para mim, um momento bonito foi aquele da chegada à capelinha das Aparições na noite de ontem. Após algumas explicações, pedi-lhe uns instantes de silêncio diante da Imagem da Mãe. Sugeri-lhes que Lhe dissessem aquilo que o coração lhes pedisse e fossem serenos para escutar o que a Senhora lhes falasse à alma. Foram uns instante belíssimos.

Depois de uma passagem pela nova Igreja, fomos descansar. Rapazes numa camarata, meninas noutra. Não foi fácil. Como nunca é. Mas já sabemos. Aquela experiência de estarem juntos, os seus 11/12 anitos, fora do seu mundo habitual... Naquela noite, eles pouco dormem e nós ainda menos.

De manhã, após o peque almoço, seguimos para a nova Igreja para assistir e participar numa cantata dedicada ao pastorinho Francisco, caminhando depois para o recinto para a preparação e posterior participação na Eucaristia, ponto mais alto da peregrinação. Veio depois o almoço, a passagem pelos Valinhos para a visita à casa dos pastorinhos e ao poço do Arneiro. Aí fizeram as suas compritas e saborearam um gelado que lhes ofereci. Mais tarde, já no Fontelo em Viseu, comeram o lanche, num ambiente que muito agradou a todos. Depois de um momento de oração, chegámos a casa pelas 21 horas.

Ainda dentro da celebrações do 100.º aniversário do nascimento do beato Francisco Marto, o lema que norteou esta peregrinação foi este: “Quero ter um coração bonito”.

Uma palavra de muita amizade para com os pequenitos. Mesmo quando nos fazem aborrecer, gostamos deles. As crianças são únicas! Um obrigado sincero para com os catequistas, não só pelo trabalho e cuidado incensáveis, como ainda pela generosidade sempre demonstrada. Muito obrigado. Também o condutor foi impecável, como sempre.

1 comentário:

  1. Gostei muito do tema que escolheu para a peregrinação na véspera da comunhão dos meninos/as..."Quero ter um coração bonito"! Lindo Pe.Carlos,muito apropriado para os pequenos que começam a sua vida em harmonia com a sua Igreja...
    "Venham a mim as criancinhas....."
    Elas são em tudo o pilar da nossa fé,se bem acompanhadas.
    Quando estão todas juntas é realmente um bocadinho dificil de controlar,mas as crianças são o melhor do mundo!
    Tudo de bom para o dia de amanhã,que começara cedo e com muita emoção!
    Abraço de esperança

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.