quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Quem será o futuro campeão?

Quem será o futuro campeão?
Com apenas duas jornadas decorridas, parece um puro exercício de especulação estar agora a focalizar esta questão.
Até ao fim do campeonato, muita água vai correr debaixo da ponte. Além disso, o futebol é fértil em surpresas e uma equipa que agora está bem pode cair a pique ou comprometedoramente.

Cá no fundo tenho a convicção que o futuro campeão será o Sporting. É uma equipa que trabalha junta há algum tempo, mantém um treinador jovem, trabalhador e ambicioso, os mais jovens futebolistas adquiriram já maturidade. Aliás os leões revelam neste início de campeonato uma solidez vincada. Podem não praticar um futebol de encher o olho, mas mostram um sentido prático visível e uma consistência assinalável. Não é fácil marcar golos ao Sporting!

O Benfica, na minha modesta opinião, reforçou-se com alguns nomes sonantes. Mas tem muitos jogadores acabados de chegar e uma equipa não se forma de um dia para outro. Além disso, os nomes, só por si, não ganham campeonatos. Precisam de demonstrar no terreno a fama que trazem.
Se houver paciência, estruturação, organização e se os jogadores agora chegados se incorporarem bem, então a breve prazo os encarnados poderão ser um caso sério...

Quanto ao meu Porto, bem desejaria que ganhasse o tetra... Mas não me convence. Sobretudo porque não acredito no Jesualdo. É muito fraco nas provas a eliminar (mais uma derrota com o Sporting para a Super-Taça. Uma vergonha, senhor Jesualdo! Consigo, cada jogo que o Porto dispute com o Sporting é para perder??? Não aprende nada?) e nas jogos com grandes equipas. Encolhe-se, cheio de medo, não é capaz de motivar os jogadores para se transcenderem, não revela capacidade para mudar o rumo dos jogos...
Depois não acerta nas aquisições. Que jogadores entraram no clube nestes anos em que treina o Porto e se tenham imposto? Alguns que herdou parecem desaprender, como é o caso do Helton.
Bosingwa, Lucho, Meireles, Quaresma, Lisandro, Assunção, Bruno Alves, as mais valias, vinham já do Adrianse. Sim, Bruno Alves era o substituto de Pepe quando este não jogava.

A ver vamos. Que seja um campeonato limpo, sem suspeitas nem casos, onde directores, técnicos, jogadores e adeptos se respeitem. Que se viva com paixão o clube do coração, mas que nunca falte a seriedade e a dignidade nos confrontos. Afinal um jogo de futebol é apenas isso: um jogo de futebol.
Que o campeonato 2008/09 fique na história como a prova desportiva mais pacífica de sempre!

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.