sábado, 20 de setembro de 2008

Conselho de Arciprestes

Ontem tomei parte no Conselho de Arciprestes.

Começou com um momento de reflexão. O Prelado, citando Bento XVI, referiu as três qualidades que envolvem a condição de apóstolo à maneira de Paulo:
- Ver o Senhor. Uma visão que deu rumo à vida de Paulo. A 1ª condição para ser apóstolo é “ver o Senhor” e deixar que essa visão transforme a vida.
- Sentir-se enviado. O apóstolo, à maneira de Paulo, sente-se enviado por Alguém. A sua preocupação é cumprir a missão de que foi incumbido.
- Manifestar o exercício do anúncio do Evangelho. Ser apóstolo não é um título honorífico. É aquele que está no terreno, apesar das contrariedades, insistindo a tempo e fora de tempo.

Passou-se de pois à análise do Plano Pastoral Diocesana 2008/09, cuja meta geral é: "Na envolvência do Ano Paulino, sensibilizar para o lugar dos Sacramentos da Ordem e do Matrimónio na vida cristã e para o sentido da sua missão na Igreja e na sociedade."

Passou-se em seguida à programação da Assembleia do Clero que terá lugar no próximo dia 18 de Outubro. Além de espaço de encontro, comunhão e convívio, espera-se que a Assembleia contribua para melhorar a dinâmica da pastoral diocesana. A temática deste ano será contextuada pelo Plano Pastoral e os dados sociológicos recolhidos em toda a diocese e analisados por uma comissão.

Analisou-se ainda uma proposta contendo linhas orientadoras em relação ao Sacramento do Baptismo. Várias achegas foram dadas e a equipa responsável ficou de enviar tal documento a todos os padres, depois de o enriquecer com as propostas deste conselho.

Após um tempo de partilha e de comunicações por parte do Prelado, seguiu-se o almoço, onde tanto como o pão foi partilhada a alegria e o gosto de estarmos juntos.

Já aqui o referi por diversas vezes e repito. Este Conselho de Arciprestes é um espaço humanamente rico. Pelo avontade que se sente e que o Prelado propicia, pela partilha sincera, pela aceitação da diferença, pela preocupação apostólica de todos os presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.