quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Paróquia em movimento

Catequese em marcha
Em 24 de Setembro, teve lugar uma reunião geral de catequistas. Tempo de reflexão, partilha e oração. Cada catequista ficou a saber qual o seu grupo e o local onde decorrerá a catequese. Foram ainda estabelecidas várias actividades a desenvolver pela catequese e calendarizada a sua execução. Assim:

1. A catequese iniciar-se-á em 5 de Outubro, às 15 horas, na Igreja Paroquial. Seguir-se-á uma reunião com os pais.

2. Durante a catequese e em cada último sábado do mês, um grupo irá animar a Eucaristia ao Lar e conviver com os idosos. Outubro, 5º ano; Novembro, 6º ano; Janeiro, 4º ano; Fevereiro, 3º ano; Março, 7º ano; Abril, 8º ano; Maio, 10º ano.

3. Em 21 de Dezembro (domingo), às 15 horas, terá lugar no Auditório Municipal a Festa de Natal das Crianças, este ano dedicada aos pais, conforme programa pastoral da diocese.

4. Na Quaresma, como de costume, os catequizandos animarão a Eucaristia com Crianças e a da Missa do Dia, segundo plano pastoral da paróquia. Missa com Crianças: 1º domingo, 5º ano; 2º domingo, 4º ano; 3º domingo, 3º ano; 4º domingo, 2º ano; 5º domingo, 5º ano. Missa do Dia: 1º domingo, 6º ano; 2º domingo, 7º ano; 3º domingo, 8º ano; 4º domingo, 9º ano; 5º domingo, 10 ano.

5. Primeira Comunhão: 31 de Maio, às 11 horas. De tarde, haverá, em princípio, um passeio-convívio dos catequistas para balanço do ano.

6. Peregrinação a Fátima dos catequizandos do 6º ano: 9 e 10 de Junho.

7. Profissão de Fé: 11 de Junho às 11 horas (Corpo de Deus).

8. Crisma: dia 12 de Julho, às 11,30 horas, em Santa Helena (Festa de Santa Helena).

D. Alda, chefe dos catequistas, prestou contas ao grupo dos dinheiros da catequese. Com a crise que se vive, as ofertas diminuíram, as despesas aumentaram. Pelo que a catequese está também “pobre” neste aspecto.
Foi salientada a importância absoluta da Eucaristia, pelo que os catequistas motivarão constantemente os catequizandos para a participação na Missa com Crianças (ou na dominical).
Também se sente necessidade de renovar e reforçar o grupo de acólitos, pelo que os catequistas do 7º, 8º, 9º e 10º anos motivarão os jovens para poderem preparar-se e participar no Grupo de Acólitos. Até ao fim de Outubro, entrgarão a D, Alda o nome dos interessados.
O grupo, embora compreenda, não deixa de criticar o preço dos catecismos, sobretudo a partir do 7º ano. Com as dificuldades económicas sentidas, dez euros é muito para a maioria da nossa gente.

GASPTA

Em 23 de Setembro, reuniu o GASPTA /Grupo de Acção Sócio-Caritativa). Os membros do grupo reuniram-se num restaurante da freguesia para partilhar, estar juntos, conviver e tomar decisões para a vida e funcionamento do grupo como serviço aos mais carenciados. Deve acrescentar-se que cada elemento pagou a sua refeição.
Ficou decidido que este ano não há tenda do GASPTA na Festa de São Miguel nem a venda de produtos tradicionais na feira.
Optou-se por uma nova actividade para a época de Natal. Assim, em instalações gentilmente cedidas por D. Alzira e senhor Zeca, irá funcionar no largo frente ao adro da Igreja uma exposição-venda de produtos manufacturados cujos resultados reverterão a favor do GASPTA para este poder apoiar os mais frágeis económica e socialmente.
Esta exposição-venda funcionarão a partir de Dezembro, em dias e horas a anunciar oportunamente.
Em época de prendas natalícias, será uma oportunidade de as pessoas adquirirem um presente original para depois ofertarem.
O GASPTA confia na generosidade das pessoas, quer quanto à oferta de produtos feitos à mão ( rendas, paninhos, toalhas, brinquedos, cestas, etc, etc, etc), quer quanto à aquisição destes produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.