sábado, 13 de setembro de 2008

24º Domingo do Tempo Comum

14 de Setembro: EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
Toda a nossa glória
está na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo


É para a Cruz, árvore da Vida, que hoje se dirige o nosso olhar. Porque é, também, do alto da Cruz que o Senhor, glorificado, nos olha. E, nesta troca de olhares, está a salvação do Homem e do Mundo.

Neste domingo, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Santa Helena, mãe do imperador Constantino, terá encontrado a verdadeira Cruz no dia 14 de Setembro. Neste dia, foi exposto solenemente à veneração do povo fiel o madeiro da Cruz. Foi assim que em Jerusalém teve início esta festa em honra da Cruz que hoje a Igreja continua a celebrar.

”Exaltação da Santa Cruz”. Estranho título para uma festa. Celebrada num tempo que vive de outras exaltações, de outras glórias e exultações. Se a Cruz ainda se esconde no peito de muitos, serão já bem menos os que a levam a peito. E se vai pendurada no retrovisor, nem por isso ela funciona como sinal de sentido obrigatório, na condução da vida. Há mesmo quem hoje se incomode com a simples afixação de um crucifixo, numa sala de aula. Outros vêem no sinal da Cruz sobre a mente, o peito e os ombros, um gesto politicamente incorrecto, em cerimónia pública. Voltamos aos tempos vãos e pagãos, em que a Cruz se erguia como objecto de desprezo, patíbulo de infância e castigo de criminosos. É preciso ressuscitar Cristo da Cruz e olhá-la, de novo, como sinal de glória e de vitória. E a partir daí cruzar o sentido de toda a nossa experiência de dor e amor, de sacrifício e esperança, de sofrimento e redenção.

São João vê na Cruz um trono de glória, a manifestação do triunfo de Cristo, antecipação da sua ressurreição. O Cristo sofredor, não é um condenado humilhado, mas um triunfador que, mesmo durante o processo e a execução, mantém a majestade de um Rei. Neste sentido, a Cruz do Senhor comunica-nos a esperança da vitória nas nossas lutas, nos nossos sofrimentos e fraquezas... Ela diz-nos que se pode ser triunfador, sofrendo. Mais, que se pode triunfar através do sofrimento. Eis porque olhar e aceitar assim a Cruz se torna para nós “remédio”. «Quem olhar para ela será curado»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.