quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sobre este dia...

1. Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - CORPO DE DEUS. Esta solenidade tem lugar sempre numa quinta-feira. Porquê?
Foi em QUINTA-FEIRA SANTA, na última Ceia, que Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia. A Festa do Corpo de Deus tem assim uma ligação umbilical a Quinta-Feira Santa.

2. São sete os sacramentos. Mas só à Eucaristia chamamos "Santíssima". É que na Eucaristia está REALMENTE Jesus Cristo "tão real e perfeitamente como está no Céu." Todos os sacramentos são sinais eficazes de graça, mas a Eucaristia é presença real.

3. Como refere Bento XVI, a nossa fé é essencialmente uma fé eucarística. A Eucaristia é o coração da Igreja. Como se traduz esta realidade na nossa vida? Que apreço temos pela celebração da Eucaristia? Como a vivemos? Como participamos nela? Já descobrimos a centralidade da Eucaristia dominical nas nossas vidas? Hoje há muitas ideias, discorda-se por tudo e por nada, mormente quando convém. Não é por se discordar que a verdade deixa de ser verdade.

4. A procissão Eucarística não é uma procissão qualquer. Ali não vão imagens de santos. Vai o próprio SENHOR! O respeito, a fé, a oração e o cântico devem envolver a todos. A procissão do Santíssimo Sacramento não é para ficar a ver, é para acompanhar.

5. Ao entrar em qualquer igreja, capela, santuário, veja se a lamparina está acesa, sinal da presença de Jesus Eucaristia no sacrário. Faça a genuflexão diante do Santíssimo Sacramento, ajoelhe depois e fique um tempinho em intimidade orante e acolhedora diante do Senhor.
Tanta vez (falo dos crentes) que as pessoas entram numa Igreja e parecem "umas baratas tontas" de altar para altar, de imagem para imagem. Tanta é a azáfama em redor dos santos que até se esquecem d'Aquele que fez santos os que têm as imagens nos altares! O que os santos nos pedem é que olhemos para Cristo, acolhamos Cristo, deixemos Cristo entrar nas nossas vidas.
Só a Deus ADORAMOS. Aos santos prestamos veneração.
É preciso que queiramos estar de joelhos diante de Deus para podermos depois estar de pé diante das pessoas e das coisas.

6. Trinta e oito crianças fizeram hoje a sua Profissão de Fé nesta comunidade, cerimónia que se realiza aqui em cada ano. - Veja aqui.
Gostei muito. As crianças estavam contentes e os pais que ouvi também.
Parabéns aos pais, catequistas, ensaiadores. Cada um à sua maneira, todos deram o seu melhor.
Abraço do tamanho do mundo para os pequenos do 6º ano que celebraram tão belamente a sua Profissão de Fé. Quando formos a Fátima, no próximo dia 10 deste mês, vamos falar desta festa à Mãe de Deus, pode ser?
Pequenos, em frente! Destes mais um passo na vossa caminhada cristã. É preciso que Cristo "arda" na vossa vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.