sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mensagem de uma mesa

No centro de uma sala bem decorada está uma mesa de construção requintada. Foi importante para a vida dos que a rodeavam. Recebeu lágrimas e risos. Sempre se doou e se não estivesse ali faria muita falta. Mas quase nada notada...
Foi assim que decorreu a sua vida como a de muitas outras mesas. Sempre colaborando, mas sem muitas atenções ou cuidados. A função da mesa é “servir”.
Foi-se desgastando pelo tempo e pela falta de cuidado. Suas esquinas ficaram ásperas e chegaram a ferir alguém. Se a tivessem restaurado no início, seria bela e útil como antes. A vida não dá tempo para restaurações.
Mesmo desgastada, prosseguiu a sua missão dando-se plenamente. As pessoas acostumaram-se às suas arestas e desviavam-se dela. Aproximavam-se com cautela para não haver atritos.
Entretanto sentiu que algo a ruía por dentro. Já não tinha as mesmas forças de antes. Sentia as suas pernas fraquejarem. Sentiu medo porque não sabia o que estava a acontecer. Mas ainda continuava a “servir”.
Um dia, desmoronou. Todos um dia desmoronam!
Quebrou-se tudo que estava sobre ela e à sua volta. Feriu os que mais amava porque estavam mais próximos. Todos a olharam com indignação, outros até com raiva. Ninguém esperava aquilo.
Continuou servindo. Começou a sentir que uns bichinhos a devoravam no interior. Chamavam-se “depressão”: São os problemas físicos, morais e familiares que destróiem. A “mesa” pode ser cada um de nós, com os seus problemas provocados por alguns pais, pelo marido ciumento, ou pelo filho rebelde, pelo desemprego e outros problemas sociais, etc. É possível restaurar a mesa partida. Mesmo que dê muito trabalho consertá-la, CONSERTE-A. Não desista. É possível a restauração.
A pessoa deprimida é aquela que doou tudo, ficando completamente vazia. Precisa da companhia: de alguém que a ajude a encontrar o melhor material para preencher o vazio que a depressão causou. Alguém que a ajude a recuperar.
Há sempre uma participação Divina. Deus está providenciando o necessário para que se encontre forças e alternativas. Erga os olhos, que a ajuda vem do alto. Mas também dos lados: uma conversa, um sorriso, um telefonema, etc.
Lembre-se que para Deus tudo é possível: é possível ser uma “mesa” nova. Confie em Deus, na família e nos amigos verdadeiros.
Mário Salgueirinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.