domingo, 20 de junho de 2010

Impressões do fim-de-semana

--
A simplicidade bela no casamento
Fim da manhã de sábado. Casamento e Baptizado. Aquele jovem casal tinham uma criança para baptizar. Mas descobriram que não haveria verdade em pedir à Igreja o Baptismo para a sua filha sem pedirem primeiro a eles para aderirem em pleno à mensagem da Igreja sobre o Matrimónio. Por isso resolveram casar catolicamente. Acto de coerência assinalável que tanta falta faz ao nosso tempo, mormente nestas questões do casamento, quando se trata de pessoas que se dizem católicas.
Após o casamento dos pais, teve lugar o Baptismo da criança. Gostei da cerimónia. Correu com muita simplicidade, serenidade e houve participação. Noivos, assembleia, coral e fotógrafo souberam estar. Até a menina se portou maravilhosamente.
Apreciei especialmente a maneira desinibida e clara como os noivos responderam na Missa e assinalo um facto lindo: foi a noiva que subiu ao ambão para cantar o cântico de Acção de Graças.
Em tantas circunstâncias, os noivos, tão preocupados com o facto e o vestido, com o ramo e o fotógrafo, não respondem, não participam, não cantam. Parecem mais uns deusezinhos pagãos do que crentes que abrem o seu amor ao Deus que o confirma e o santifica.
A seguir a esta cerimónia, parti para Santa Helena onde partilhei a refeição com os homens do Conselho Económico que aí levaram a efeito alguns trabalhos programados e analisei com eles algumas situações.
Depois, da parte da tarde, presidi às Eucaristias vespertinas habituais nesta comunidade.

Um Domingo cheio
Da parte da manhã, as Eucaristias habituais. De tarde, porque era o 3º Domingo do mês, subi a Santa Helena para a Missa da Irmandade. Desci à pressa para presidir a um funeral.
Sempre me marcou o testemunho deste homem que ontem o Senhor chamou a si. Humilde, correcto para com todos, respeitador.
Há uns tempos a esta parte, andava de muletas. Mas tal nunca o impediu de participar na assembleia celebrante do domingo nem noutras ocasiões de oração promovidas pela paróquia.
Ele intuía belamente que a fé, sendo uma adesão pessoal a Jesus Cristo, se celebra, se vive e se manifesta na comunidade, pela comunidade, com a comunidade.
Quando as pessoas se deixam arrastar pelo "socialmente correcto" e sempre arranjam motivos para abandonar a comunidade, este homem nunca se desculpou com as muletas. Nunca deixou vago o seu lugar ao domingo. Nunca prejudicou os outros irmãos com a sua ausência. Estava. E pronto!
Claro que os domingos exigem muito. Não é só o aspecto celebrativo. É também o acolhimento a quem nos procura pelas mais diversão razões. É ainda a necessidade sentida de contactar esta e aquela pessoa; este e aquele grupo.
--
Quatro novos padres
O Ano Sacerdotal, para o qual o Santo Padre Bento XVI convocou toda a Igreja, teve a sua conclusão assinalada, na Diocese de Lamego, com a ordenação de quatro novos sacerdotes .
As ordenações sacerdotais foram hoje, 20 de Junho, com início pelas 16h na Sé de Lamego, presididas pelo Bispo da Diocese, D. Jacinto Botelho que, nos 10 anos que leva à frente dos destinos da Diocese, ordenou, até agora, 20 sacerdotes.
Os novos 4 sacerdotes da Diocese de Lamego são: André Filipe Mendes Pereira, da paróquia de S. Joaninho, concelho de Castro Daire; António Jorge Gomes Giroto, de Mós, Paróquia de Parada de Ester, concelho de Castro Daire; Bernardo Maria Furtado de Mendonça Gago de Magalhães, da Paróquia de Carvalhido, concelho do Porto; José Filipe Mendes Pereira, da Paróquia de Nespereira, concelho de Cinfães.
Bem gostaria de ter estado presente! Pelos novos colegas. Pelo encerramento do Ano Sacerdotal na Diocese. Mas, como referi acima, não me foi possível.
Na Eucaristia em Santa Helena, exactamente à hora em que decorriam as ordenações, rezámos por eles.
Um abraço de parabéns aos novos sacerdotes. Uma prece pela sua fidelidade. E que "a cruz de cada dia" lhes acenda a esperança que não engana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.