domingo, 8 de novembro de 2009

Quando aprenderemos a comunicar?

O Guião entregue para a Semana dos Seminários é intragável, na minha opinião.
Logo o slogan. Então sem a vírgula no lugar certo, não é compreensível facilmente.
Seguem-se as gravuras. Sem nexo. Nada dizem.
A disposição gráfica não ajuda e torna o livro pesado.
aquele cartaz grandíloco traz uma imagem de fugir... Repele, mesmo sorrindo.
Então a oração para a Semana do Seminário... Nem lhes conto nem lhes digo! Enorme e incompreensível para o povo. Acredito que esta oração não se destine apenas a padres, religiosos, seminaristas maiores e a um grupo de leigos com formação. Deus me livre de pensar assim! A Semana dos Seminários é do Povo de Deus. Todo!
Penso que era exactamente aqui que se deveria apostar. Uma pagela interessante e significativa com uma oração que todos os cristãos pudessem rezar nesta semana. Como se reza, assim se acredita.

Já é o 2º ano que quem elabora o material para esta semana não é feliz. Sei que há mais padres a pensar como eu. Seria então melhor que cada diocese elaborasse o seu próprio material, adaptado às suas gentes.
Enfim, por mais que seja evidente que a Igreja comunica mal a extraordinária mensagem que Jesus lhe confiou, parece que nunca mais arrancamos. Ficamos num eruditismo que, não comprometendo, é ineficaz. Medo de arriscar???

Valeu que as Jornadas de Promoção Vocacional correram bem nesta comunidade. Mas deve-se à alegria serena, ao testemunho, à palavra certa de formadores e de alunos e à receptividade dos cristãos.
Agradeço-lhes por terem vindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.