segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Irreverência é uma coisa; falta de educação é outra

- Você já é kota! Dê mas é lugar aos novos...
- O senhor a mim não me chama à atenção! Eu faço o que quero e não tem nada a meter-se na minha vida...
- A mim ninguém me manda calar, ouviu!?

Estas foram algumas frases que responsáveis pela educação de adolescentes me fizeram chegar.E não pensem que são casos isolados... Infelizmente são muito habituais. E isto não é irreverência, é mesmo má educação.
Culpa de quem?Sem apelo. DOS PAIS!
Diz o povo que "quem dá o pão, dá a educação".
Mas desgraçadamente há pais - será que merecem este nome??? - têm medo dos filhos.
Muitos e muitos adolescentes revelam um flagrante "falta de chá".
- Não têm a mínima noção de respeito...
- Igualam tudo por baixo, não sabem distinguir colegas de mais velhos e de superiores...
- São uns reizinhos e têm-se como tal. Eles são o máximo! Estão sempre certos e quem não lhes der os "amnens" é kota, antiquado e não presta...
- Não têm a mínima noção do que seja humildade e obediência. E olhem que nunca saberá mandar quem não aprendeu a obedecer...
- Não têm a noção do lugar. Para eles estar numa aula, num café ou num baile é a mesma coisa...
- São doentiamente egocêntricos. O mundo tem a dimensão do seu umbigo...
- A superficialidade é a sua marca. No vestir, no pensar, no agir, no falar...
- Valores interiorizados, regras e esforço ... nada! Estão no centro da linha do consumismo...
- Tudo o que cheire a esforço os repele. Esquecem-se que a corda da vida se sobe a pulso...

O QUE O BERÇO DÁ, A TUMBA O LEVA!
Se as famílias não são casa e escola de humanização, que esperamos? O desastre humanitário e sociológico surge logo a seguir.
Publicada

2 comentários:

  1. Não que seja assim tão velha,não que esteja assim tão distante deles, mas sabe que pergunta não consigo deixar que me não venha à mente quando observo as nossas crianças, jovens, adolescentes? Quem me vai amparar e acalentar na minha velhice se lá chegar?
    ... Vou pensando nisto que é para não me admirar de todo quando e se lá chegar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sr. Padre Carlos,
    quer-me parecer que "isto" que o senhor tão bem assinalou, é a colheita inevitável, fatal, do que tem sido semeado ao longo destas 2/3 últimas dezenas de anos na sociedade portuguesa, nomeadamente através das políticas "educativas", gizadas e orientadas por comissários políticos, autênticos mentecaptos.
    Infelizmente, estes ineptos e incultos foram guindados aos centros de decisão, onde, por ínvias manobras, perverteram todo o ensino, e, como corolário lógico, a educação dos jovens. Não sei se este abandalhamento foi congeminado dolosamente, ou se é apenas o resultado da falta de cultura, de preparação e de maturidade intelectual, e, sobretudo, da ausência de formação moral desta gente que, desgraçadamente para todos nós, se apropriou dos destinos da educação e do ensino.
    Não sei se haverá inflexão no caminho perverso que a Educação e o Ensino trilham. Creio que será muito difícil...
    Repare o Sr.Padre - sabe-o decerto melhor do que eu - que não foi por acaso que se retirou dos currículos a disciplina de Religão e Moral, que ensinava normas de conduta, respeito pelos outros, valor e a dignidade da Vida; sem falar da relação - tão necessária ao homem - com o seu Criador.
    Tudo o que pode elevar o homem foi banido do ensino. Propositadamente? Julgo que sim. Uma alma que não conhece Deus, que não se apoia e sustenta no Pai, é facilmente manipulada e subjugada aos pérfidos interesses dos que detêm o poder. Foi a táctica utilizada nos países comunistas do leste, a cartilha de Lenine para dominar o povo russo. E estes, de cá, lêem bem por tal compêndio...

    Que os Sagrados Corações de Jesus e Maria nos valham!

    Abraço em Cristo Jesus.
    Evágrio Pôntico

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.