sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Portal de ofertas de emprego

"... procura pessoas jovens com espírito de equipa, ambiciosas, elevada capacidade de persuasão e argumentação, Iniciativa e Dinamismo, Boa apresentação, facilidade de comunicação. Capazes de lutar pelos objectivos propostos. "

Consultei um portal de ofertas de emprego na internet. Li com atenção as várias propostas. E transcrevi para aqui uma parte de um anúncio de emprego. Porquê? Porque me parece que resume o que hoje se exige a quem procura trabalho: AMBIÇÃO, INICIATIVA, COMUNICAÇÃO, FORÇA INTERIOR, PERSEVERANÇA, CRIATIVIDADE, COMPETÊNCIA, ESPÍRITO DE EQUIPA...

Empregos para escritório? Zero (e os que possam porventura surgir as "cunhas" abocanham-nos, infelizmente).
Emprego para advogados, licenciados no ramo ensino? Zero.
Áreas técnicas? Alguns - electricistas, canalizadores, carpinteiros, novas tecnologias, engenharias....
Aparecem ainda algumas propostas de emprego relacionadas com a restauração: empregados de mesa, cozinheiros...

Preocupa-me que nem a família nem a escola estejam despertas para as novas oportunidades de emprego. Continuamos muito fechados nas velhas formas que já não têm saída.

AMBIÇÃO? Não para ser mais do que os outros, mas para ser mais, desenvolvendo ao máximo as capacidades que Deus nos deu.
INICIATIVA? Fundamental na sociedade em que vivemos. O ram-ram não nos leva a lado nenhum.
PERSEVERANÇA? Ui, precisamente de toneladas dela. Esta alergia a tudo o que custa e exige sacrifício é pior que doença incurável. Urge subir a corda da vida a punho...
CRIATIVIDADE? Indispensável a quem quer singrar na vida.
COMPETÊNCIA? Sem dúvida. Cada um tem que ser bom naquilo que faz. Ninguém é bom em tudo, mas devemos querer ser cada vez melhores naquilo que fazemos.
ESPÍRITO DE EQUIPA? Claro. Juntando e conjugando competências vai-se muito mais longe.

Se formos a muitas escolas e consultarmos várias turmas, ficamos chocados perante a desfocagem deste juventude frente às ofertas de emprego que lhes aparecem pela frente.
Não são perseverantes e desistem à menor dificuldade. Ambição? Parece que em muitos só existe para a asneira. Espírito de iniciativa? Já agora! O que lhes interessa é CONSUMIR! Consumir músicas, telemóveis, roupas de marca, e outras coisas...
Espírito de sacrifício? Ui, iu! Que trabalhem os outros... Eles estão cá para gozar a vida...
Adquirir competências? Ah! É uma chatice! "Para que é que a gente precisa de estudar isto? É bué careta!"
Espírito de equipa? Temos jovens cada vez mais fechados no seu mundo, nas suas coisas, no seu mini-grupo...

E a família? Repito: o que o berço dá, a tumba o leva. Muitas famílias, que se julgam tão modernas, continuam com os olhos no pescoço. Ainda sonham e infiltram nos filhos cursos de antigamente... Mas que hoje só podem levar ao desemprego e ao desespero de causa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.