domingo, 29 de novembro de 2009

A Ana e a Maria e a saudação

1. A Maria e a Ana são vizinhas. Todas as manhãs se encontram, mas passam uma pela outra como se fossem mudas ou tivessem uma embalagem de super-cola3 a prender-lhes a língua.

2. A Maria e a Ana são vizinhas. Todas as manhãs se encontram e dizem "bom dia" uma à outra.

3. A Maria e a Ana são vizinhas. Todas as manhãs se encontram, dizem "bom dia" uma à outra e cumprimentam-se com um beijinho.

Em qual destas três situações se encontra? Será que existem pessoas a quem negue um "bom dia", uma "boa tarde", uma "boa noite"?
Bem, se o faz casualmente porque se distrai com facilidade ... do mal o menos. Mas se o faz de propósito, acredite que não está nada bem. A saudação não se nega a ninguém, mesmo que a nossa mágoa chegue da terra ao céu, mesmo que tenhamos um temperamento deveras orgulhoso.

Então, nesta semana, procure saudar todas as pessoas com quem se cruzar. Já agora, ofereça às pessoas um sorriso.
Uma boa maneira de se sentir em ADVENTO.
Uma boa semana, especialmente para si.

2 comentários:

  1. Tudo aquilo que diz é verdade, mas às vezes somos demasiado fracos para conseguir aquilo que diz. A saudação não se nega a ninguém, é verdade, mas e aquelas pessoas que a negam a nós, será que conseguimos voltar a faze-lo? Eu sei que era o que deviamos fazer, mas às vezes não se torna possivel devido a mágoa que marca o nosso coração.... Sr. Padre, concerteza que entende que eu não estou em desacordo consigo, apenas a lembrar que náo somos muito fracos para conseguir realizar esse desafio. Que Deus nos dê a força necessaria para sermos cristãos completos.
    Um abraço da amiga

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Ana:
    Mais uma vez agradeço a sua presença amiga.
    Sim, não é fácil. Aliás, a facilidade NÃO é uma marca do cristianismo que traz em si o peso da cruz. Não como derrota, mas como caminho para a LIBERTAÇÃO.
    Pelo menos que fique na nossa consciência a tranquilidade do dever cumprido. Nós tentámos, uma, duas vezes. Se o outro não respondeu à nossa saudação, o problema para a ser desse outro, porque nós tomámos a iniciativa...
    Muita paz no Deus da Paz.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.