segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Que preparação para o Natal?

Interessante reflexão de D. António Vatalino para este tempo do Advento.

Realidade: "...em muitos lados se voltou aos tempos pré-cristãos, à festa do sol e da luz, na mudança de solstício” e “noutras partes fica-se pela festa da família e dos presentes, o que é bem visto pelo comércio”.

Proposta para a celebração do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal no calendário católico, convidando a fazer alguns presentes solidários através de instituições que se dedicam aos mais pobres deste mundo, como são as instituições de solidariedade social, as Caritas, as Conferências de S. Vicente de Paulo, os grupos sócio-caritativos, a Fundação Evangelização e Culturas, ou até directamente junto de algum vizinho cujas dificuldades conhecemos pessoalmente”.
“Podemos dedicar algum do nosso tempo a escutar os outros, a começar pelos membros da nossa família ou em tarefas de voluntariado, como neste fim-de-semana o fizeram milhares de portugueses, sendo a maioria jovens, no trabalho do Banco alimentar contra a fome

Esperança: devemos “fortalecer a nossa esperança em tempo de Advento e prepararmos a festa do Natal, como vinda da fonte da luz ao mundo das trevas”.
Deus: “A leitura meditativa e orante dos textos que a oração da Igreja nos propõe, acompanhada de alguma música ou cântico da tradição musical da Igreja para as celebrações deste tempo do Advento”.

A Igreja: “Tem o dever de contribuir para a construção dessa nova sociedade: da partilha, da solidariedade, da transparência”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.