terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Ninguém se fez, fizeram-nos" ...

Um colega sacerdote disse-me ontem, a brincar, que eu andava sempre triste, de cara fechada.
Sorri.
Não, não ando triste, nem sou triste, felizmente. Aliás, aprecio imenso umas boas gargalhadas quando as circunstâncias as favorecem.
A imagem que posso transmitir tem a ver com o feitio, a maneira de ser. Mas não com o coração.
E como cada um é como é, ou no dizer do povo "ninguém se fez, fizeram-nos", há que aplicar sempre a cada pessoa a orientação do Mestre: "Não julgueis para não serdes julgados."

Por outro lado, há pessoas que disfarçam muito bem e não dão a conhecer o que lhes vai na alma. Penso que a mim, aplica-se ainda a sabedoria popular: "O mal e o bem à cara bem". Às vezes bem tento, mas as pessoas apercebem-se, logo não consigo. Limitações.

Dos nossos antepassados não herdamos só a cor dos olhos ou a forma do rosto. Mas também predisposições psíquicas. A mim calhou-me a ansiedade.
O tempo foi-me ensinando a controlá-la. Mas dominá-la ainda não. E isso reflecte-se tantas vezes na expressão do rosto que apresento...

Só aceitando-nos como somos podemos melhorar-nos. Penso assim e sinto-me bem comigo mesmo, acreditando sempre na boa notícia da conversão evangélica. Aprecio a canção que dou comigo a trautear várias vezes: "Voa bem mais alto, livre sem alforges, sem prata nem ouro..."

4 comentários:

  1. Muitas são as frases do povo a que se refere...Contudo o povo também diz que o exterior reflecte o interior...Se se mostra como uma cara triste, enfadonha é porque o seu interior assim o obriga.
    Um conselho: sê feliz e alegre demonstre-o porque que vale ficarmos com a alegria no nosso ego e não a expandirmos para os outros que tanto precisam....
    Finalmente: o povo costuma dizer que um padre triste é um triste padre ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua presença e pelo conselho.
    Permita-me que discorde do que afirmou.
    Nem sempre o exterior condiz com o que se sente no interior. Há tanta máscara...
    Aliás já o Mestre nos diz que valemos pelo coração que temos e não pelas aparências.

    ResponderEliminar
  3. No meu entender... o sorriso e alegria são duas características importantes na vida de cada um. Contudo, o facto uma não implica outra. Ou seja, há muita gente de sorriso no rosto mas com uma profunda tristeza enquanto outras apararam um rosto menos aberto mas com uma luz de alegria medonha.
    Enquanto seres HUMANOS.. todos têm momentos mais sorridentes que outros. Não devemos induzir, neste caso, apenas por uma aparência. Ja dizia o meu professor: "não é por ter um pato branco em casa... que todos os patos são brancos"

    (Ahhh outra coisa importante... talvez o Sr. pe. Carlos ande menos alegre pois se calhar já lhe dói o pescoço de olhar para cima à procura do SLB...ahahahaha E, já se apercebeu que este ano o futebol não lhe vai dar alegrias. ahahahaha)


    Red Angel

    ResponderEliminar
  4. Ola Sr. Padre! Ora so quem nao o conhece é que nao sabe que o sr.é assim mesmo! Cada um tem aquilo que lhe calhou,entao ha que saber lidar com isso,e o sr.fa-lo mt bem... Quanto ao futebol,acredito sr. Padre Carlos,que este ano o seu dragao vai voar menos alto k a aguia...tem k começar a habituar-se....:-)
    Um abranço de alguem k o admira mt como pessoa,como padre...e como conselheiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.