domingo, 11 de outubro de 2009

11 de Outubro de 2009

1. Em Portugal, realizam-se hoje as eleições autárquicas. Escolhem-se os presidente de Junta, de Câmara e as Assembleias Municipais.
Embora as eleições estejam a correr normalmente em todo o país, há a assinalar um facto extremamente grave. O marido da Presidente da Junta de Freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, foi hoje morto a tiro junto à assembleia de voto pelo candidato adversário do PS. Assim as eleições em Ermelo foram adiadas para o próximo domingo.
Gravíssimo. Sejam quais forem as razões que tenham estado por trás deste acto, nada o justifica, muito menos razões políticas. A vida humana é sagrada!!! Após 35 anos de democracia, parece que ainda está por democratizar a política.

2. O padre Damião de Veuster, o apóstolo dos leprosos e da caridade, é hoje canonizado em Roma. Além do padre Damião, o papa Bento XVI vai declarar novos santos da Igreja Católica dois religiosos espanhóis, o padre Francisco Coll y Guitart e o monge Rafael Baron, um prelado polaco, o arcebispo Zygmunt Felinski, e a religiosa francesa Marie de la Croix.
A canonização surge 120 anos depois da morte do padre Damião, sacerdote belga nascido perto de Lovaina e que morreu aos 49 anos, vítima de lepra, doença que contraiu ao fim de vários anos a prestar apoio e assistência aos leprosos da 'ilha maldita' de Molokai, nas Ilhas Havai.
O seu exemplo de dedicação e amor aos leprosos causou admiração em todo o mundo e deu origem à Associação Belga Padre Damião, que actualmente está presente em mais de 25 países, curando mais de 400 mil leprosos por ano.

"A Igreja canoniza a santidade, oração, a caridade, a verdade, o amor. Ou seja, aponta como regra o empenho no seguimento de Cristo nas mais diversas formas de vida.
Nunca a Igreja canoniza a mediocridade, a inveja e a mentira."
(Mansidão)


3. Os jornais de hoje dão bastante relevo à vitória de Portugal sobre a Hungria por 3 - 0. A um clima de muito descrédito, está a suceder um ambiente de euforia.
Somos assim. De oito ou de oitenta. Neste país, passa-se de "bestial" a "besta" - e vice-versa - num abrir e fechar de olhos.
Se Portugal vencer Malta, estará no Play of, com equipa ainda desconhecida, e caso vença, então irá ao campeonato do mundo, que se realiza em Junho de 2010, na África do Sul.
Renasceram as esperanças. Vamos acreditar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.