quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bolsa cheia

Procurou-me. Trazia a bolsa cheia. De ideias e de projectos que gostava de ver implantados na paróquia neste novo ano pastoral.
Ouvi atentamente. Depois perguntei se já conhecia o Plano Pastoral da Diocese ao qual o da paróquia tinha que se adaptar. Disse-me que não, que já o tinha procurado no Asas da Montanha, mas ... nada! Informei-a que agora podia encontrar a temática religiosa e paroquial no novo blog que a paróquia possui, o blog da Paróquia de Tarouca ( http://paroquiadetarouca.blogspot.com/), onde aliás já fora colocada a temática do novo ano pastoral, centrada no Ano Sacerdotal e na Eucaristia.
Informei-a ainda que vai ser enviado um esboço do Plano Pastoral a todos os membros do Conselho Pastoral como base de reflexão e de análise tendente à elaboração definitiva do referido Plano em reunião a realizar daqui a 15 dias.
Por isso, sugeri que confrontasse as suas propostas com a temática para este novo ano pastoral e depois as apresentasse aos representantes do seu povo e do seu grupo para eles as trazerem à reflexão do Conselho Pastoral. Disse-me que não sabia quem eram. Valha-me Deus! Então eleitos por voto secreto, divulgados à comunidade ao fim da Missa, anunciados através do jornal paroquial, com o nome no site da Paróquia... e não sabe!? Ficou calada.
Com calma, falei-lhe da função do Conselho Pastoral e da sua importância na vivência da dinâmica da comunhão paroquial. Indiquei-lhe os nomes. Ah! Agora já sabia.
- Então vou dizer todas estas coisas ao meu representante!
- Calma! Pedi-lhe que confrontasse os seus projectos com a temática deste ano pastoral, que tem a ver com o Ano Sacerdotal e a Eucaristia. Depois, os que achar que têm a ver, então apresente-os.
- Está bem. Então vou ver melhor no blog da paróquia e logo vejo.
- Óptimo - respondi.

Realmente é importante que todos conversem com os respectivos representantes no Conselho Pastoral, levando ideias e sugestões. É indispensável que os representantes oiçam os representados. Só assim geramos comunhão e partilha. Mas, não nos afastemos do tema do Ano Pastoral!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.