terça-feira, 6 de outubro de 2009

Estou reformado!

A partir de hoje estou reformado do ensino.
Pedi a minha reforma antecipada. Chegou hoje. Estou contente.
Claro que "apanhei no corpo" e muito! Isto de reforma antecipada tem os seus custos económicos...
Que motivos me levaram a pedir a reforma antecipada?
- A idade não perdoa. Quer na escola quer na paróquia as exigências são crescentes e, a certa altura, há que fazer opções....
- Há muito desemprego entre a gente nova, mormente no meu grupo (Português/História). Dar o lugar a outro quando o desemprego não pára de crescer, é uma forma de ser solidário...
- O desencanto. Os últimos quatro anos foram de um desencanto total com a política educativa do governo. Aliás, muitas vezes e de formas diferentes o manifestei neste blog. A educação passou, sob o reinado de Sócrates/Lurdes Rodrigues a sua pior fase desde que sou professor. Insuportável! Penso que, infelizmente, o país irá pagar muito caro tanto desaforo...

Neste momento, só quero dizer OBRIGADO a todos os alunos, encarregados de educação, colegas, órgãos de gestão, funcionários de todas as escolas com que me cruzei ao longo destes trinta e tal anos de professor. Com estes nunca tive problemas, felizmente! Com todos aprendi e cresci profissionalmente. Peço desculpa pelas minhas lacunas e falhas. Agradeço imenso todo o que recebi.

E agora?
Preciso de um tempo para me recentrar, reorganizar e reorientar. Um tempo de introspecção e de prospecção. Ajuda-me, Deus de bondade!
Como sempre, gosto muito mais de olhar para o futuro do que para o passado. Tenho saudades do futuro...

6 comentários:

  1. Quero aqui deixar-lhe o meu agradecimento por ter sido professor da minha filha, não este ano, mas em anos anteriores, pelo empenho e dedicação aos seus alunos. Espero que tenha mais tempo para si e goze bem a sua reforma.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  2. Parabéns:
    - pela carreira;
    - pela luta;
    - pela coragem;

    Boa adaptação à nova vida! Aquilo que os Sr. de bata branca chamam Transição!

    ResponderEliminar
  3. Finalmente tera mais tempo para si! PARABENS pelo professor optimo k foi ao longo destes anos todos;pela dedicação enorme aos seus alunos;pela paciencia;pela ternura...enfim,por tudo!
    Permita-me que lhe de a minha opiniao:acho k estava na hora desse passo,ja eram muitas exigencias para uma pessoa so!
    Boa sorte para a nova fase...que Deus sempre o guie pelo melhor caminho.
    Conte k fara parte da minha oracao diaria. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Milhares de professores, mesmo penalizados no orçamento financeiro, pediram a reforma antecipada, nestes dois últimos anos lectivos! Acho que perante, o descalabro em que está a politica governamental sobre o ensino, é a atitude mais acertada! Parabéns! Agora a frase que mais me tocou foi:-" Tenho saudades do futuro"... Lírico-poético!!
    Vai ter mais tempo para se dedicar à contemplação e introspecção!
    Ainda vai sair daí um livro de memórias???
    Boa sorte, para a nova caminhada!
    Que Deus ilumine os seus passos!

    ResponderEliminar
  5. Não queria dar-lhe os parabéns, Padre! Mas tenho que dar... A escola está transformada num inferno onde se faz crescer a preguiça e se acolhe a ignorância extrema... É assim...

    Dedique-se à Paróquia. Talves através dela possa contribuir para um futuro mais justo, fraterno e solidário!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Alguém amigo me chamou a atenção. Corrijo: "Talvez". Assim se escreve em bom português...

    A revisão pouco cuidada do que escrevemos e a frequência com que nos deparamos com mesmos erros pregam destas partidas.

    Obrigada, Dulce!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.