sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A propósito de um comentário...

Recebi a seguinte mensagem anónima que, embora na minha opinião, perca imenso por ser anónima, a coloco aqui porque possibilita a todos nós - autor do blog e visitantes - reflexão, análise, salutar debate. Diz assim:

"Muito bem ! São sempre louvaveis estes esclarecimentos, mas "O POVO QUER" ser esclarecido sobre muitos outros temas tratados neste maravilhoso blogger, pois não basta lança-los para debate e depois não opinarmos sobre eles. Não será esta uma forma de "ANONIMATO" disfarçado !?
Algumas questões. O que pensa da Maçonaria e do OPUS DEI ?(temas tratados neste blogger)
O que pensa da formação teológica que a Igreja oferece aos seus Padres em comparação com outras obras como o OPUS DEI ?
O que pensa do "tráfico de influências " que existe entre Igreja, Maçonaria e Estado ?
Serão estes temas tabu para a Igreja e seus Padres?!" O POVO QUER" também ser esclarecido sobre estes temas, e não tenho dúvidas de que o será, pois este magnifico blogger não trata só temas sensacionalistas "

1. Friso mais uma vez. Este blog é pessoal. Só compromete o cidadão, seu autor. A ele cabe, naturalmente, decidir a temática a colocar. E disto não prescindo.

2. Fala-se na parte final do texto de "temas sensacionalistas". Não vejo onde esteja o sensacionalismo. Foi o Papa Paulo VI que nos disse que o cristão deve ter "a Bíblia numa mão e o jornal na outra", para que a Palavra de Deus ilume a vida dos homens.
Procuro, isso sim, trazer para aqui alguns acontecimentos humanos para sobre eles podermos lançar a luz do Evangelho e os possamos analisar com critérios cristãos. Só me cabe a mim fazer isso? De modo nenhum o quero, caso contrário teria desactivado os comentários.

3. Fala o comentário duas vezes em Padres. A propósito da formação teológica e a de temas tabu. Pois, olhem, eu estou muito, mas muito mais preocupado com a formação dos leigos.
- Leigos, Padres e Religiosos são Igreja. Os leigos também são Igreja!!!
- Segundo a doutrina conciliar, cabe sobretudo aos leigos, dada a sua secularidade, serem arautos e testemunhos de Cristo no meio do mundo onde vivem, trabalham, se divertem...
- O Bispo D. Carlos Azevedo dizia há tempos claramente que o maior problema da Igreja em Portugal era o analfabetismo religioso.
- A família, igreja doméstica, é formada por leigos. E estou perfeitamente convencido disto: sem uma evangelização profunda da família não vamos longe.

4. Sobre a Maçonaria revejo-me no texto do Dr. Carlos Simão. Por isso o trouxe para aqui.
A propósito de Opus Dei, respeito enquanto tem a aprovação da Igreja. Mas não me coíbo de dizer que não tenho simpatias pela Opus Dei.

5. Quanto à formação teológica, a Igreja oferece muitas possibilidades, já nem sequer falando nas deste Ano Sacerdotal. Quanto à formação desta ou daquela organização da Igreja, não me pronuncio porque não estou dentro. Sei, contudo, que os Seminários procuram seguir as orientação da Santa Sé.

6. Quanto àquilo a que chama de "tráfico de influências " que existe entre Igreja, Maçonaria e Estado, confesso que não o vejo nem o sinto. Sei perfeitamente que não vejo tudo nem estou por dentro de tudo.

Que nada nos afaste da centralidade do Evangelho, da Palavra salvadora, da Pessoa de Jesus Cristo. Nunca troquemos o acidental pelo acessório.

1 comentário:

  1. Penso que é sempre bom reflectir sobre estes temas de uma forma séria e elegante.
    É também de realçar a honestidade intelectual do autor deste blogger !

    Carlos Fernando Fonseca Lopes

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.