sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Futebol assim, está bem!

O Benfica ainda não ganhou nada? Certo. Mas deu vivacidade, interesse, gosto ao futebol.
É uma maravilha ver jogar esta equipa. Futebol de ataque, bonito, continuado. Golos. Espectáculo. É entusiasmante ver Jorge Jesus a mandar a equipa para a frente quando o Benfica já vence por muitos. Por isso, estádio onde actuem os encarnados está cheio.
Quanto mais vejo o Benfica jogar menos simpatia (que nunca foi muita) sinto pelo treinador Jesualdo Ferreira. O homem que diz que "medo" é uma palavra proibida no Porto, não cessa de revelar isso mesmo: medo. Jesualdo é o "mister prudências". Se os dragões marcam um golo, é ver a equipa recuar para "guardar o tesouro", deixando normalmente os adeptos com o coração ao pé da boca.
Aliás, Jorge Jesus traduz bem o ditado popular: "Quem se muda, Deus ajuda". Sporting e Porto persistiram em manter os treinadores. Olhem os resultados - e o futebol praticado! - até ao momento... Não tenho dúvidas que, a continuar assim, o Benfica será o campeão.

Por outro lado (e só podemos falar até ao momento), o Benfica ultrapassou a estratégia portista que consistia em adquirir o passe de uns tantos jogadores, valorizá-los, para depois lucrar imenso com isso. O Benfica adquiriu jogadores com provas dadas e pagou caro por isso, mas os resultados estão à vista. Quanto lucrarão os da Luz no fim da época??? E mais uma coisa, fico com a impressão que o Benfica tem melhores "olheiros" do que o Porto. Pinto da Costa, sempre muito à frente, parece ter perdido fôlego, previsão, chama. Esta de ter mantido o Jesualdo em vez de contratar Jorge Jesus nunca a compreendi muito bem...
Ver um Benfica-Everton ou um Porto- APOEL... Que diferença! Ambos ganharam, só que uns golearam e deu espectáculo de bom futebol; outros defenderam um resultado "rasca".
Que saudades do Porto de Pedroto, Robson, Mourinho!

5 comentários:

  1. É verdade tudo isso que diz.
    Sabendo que é um FC Portista nato e não maluco, reconhece o mérito, até ao momento dos encarnados.
    Espero que esta onda se mantenha até ao final do campeonato...
    Parabéns pelo desportivismo.

    Red Angel

    ResponderEliminar
  2. Bonito fair-play...Agora já nos começamos a entender,rsrsrs.. ;-)
    Estava a brincar consigo,a sério,
    mas achei muito bonito o que comentou.
    Um Dragão ferrenho, a postar uma nota às águias esvoaçantes,é mesmo para agradecer!
    Já agora,gosto das novas músicas do Blog, parabéns. "I believe in Angels, too"

    ResponderEliminar
  3. No meio de tanta confusão neste meu Portugal, eis que surge uma noticia agradavel de se ler.Obrigado pelo Fair-Play e espero que as boas exibiçoês do meu Benfica o façam mudar de ideias quanto ao seu clubismo.
    Muita paz.

    Armando Gouveia

    ResponderEliminar
  4. Armando:
    Eu sou um portista dos quatro costados. Embora desalinhado. O que me traz, felizmente, liberdade interior para criticar aquilo que me parece estar menos bem.
    Acho que Pinto da Costa/jesualdo Ferreira são grandes responsáveis pelo mau futebol que a equipa pratica.
    Em relação ao Benfica, claro que deu um passo em frente. E os resultados estão à vista. Futebol de qualidade que enche estádios.
    Está de parabéns por isso.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.