sábado, 26 de abril de 2008

Livros: muito caros

Sabe-se que os portugueses, em geral, são pouco atreitos à leitura. Aliás, é uma das nossas grandes falhas colectivas.
Ora se os portugueses já lêem pouco e se o preço dos livros está pela hora da morte, o que é que esperamos? Menos leitores aparecem.
Quando se entra numa grande superfície, vê-se muita gente nas lojas de roupa, muitíssima nas das novas tecnologias, imensa nos estabelecimentos de comes e bebes, mas nas livrarias... algumas aves raras. Aqui anda-se sempre avontade.
Mesmo no início dos anos 90, visitei a Bulgária, acabada de sair do comunismo. A mim e aos outros turistas lusos impressionou o apego dos búlgaros aos livros. O livro era um companheiro sempre presente. Liam nos autocarros, nas paragens, nos bancos dos jardins.
No nosso país, mal o bebé nasce, parece que a primeira prenda que se lhe dá é um telemóvel, um ipod, um mp3, etc. Livros? Que prenda careta!!! E se os pais, os tios, os padrinhos, os avós, os amigos começassem a dar um livrinho!? Não seriam mais amigos?

Mas realmente os livros estão caros. Muito. Demais para o poder de compra dos portugueses. Será que as editoras, autores e livreiros não podiam puxar pela imaginação para se conseguir que o livro fosse muito mais acessível?

1 comentário:

  1. Desde que nasceu e sempre que presenteio o meu sobrinho, que tem 7 anos, o livro não pode faltar. A verdade é que ele não liga muito,lá vai folheando de vez em quando um ou outro, mas dá prioridade a outras coisas. Mas folheia e quem sabe mais tarde não ganha mesmo gosto pela leitura.
    Ninguém oferece livros às crianças, porque implica que os adultos os leiam com elas, enquanto estas não sabem ler. E depois pedem para ler mais e repetir e voltar a repetir. Hoje, só oferecem às crianças objectos que elas possam utilizar sozinhas e que seja só necessário explicar-lhe uma vez o modo de funcionamento.
    E sim, estão muito caros os livros...É pena...Costumo dizer que, se fosse rica, comprava muitos mais do que os que compro.Gosto de os ler e de os possuir...porque se forem bons, também gosto de os partilhar.
    :)

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.