terça-feira, 22 de abril de 2008

Hoje é o Dia Mundial do Planeta Terra

E 2008 é o Ano Mundial do Planeta Terra.

No Dia Mundial da Terra, que se comemora hoje, a humanidade é confrontada com vários alertas. Um dos mais importantes tem a ver com o envio de dióxido de carbono para a atmosfera que está a provocar um aumento da temperatura em todo o mundo.
As notícias sobre o planeta não são as melhores no dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra. A temperatura em todo o mundo está a aumentar graças ao dióxido de carbono que os homens enviam todos os dias para a atmosfera.

O alerta chega da comunidade científica que é bem clara ao afirmar que este aumento de temperatura irá provocar até ao ano de 2050 a extinção de milhares de espécies animais. Mas há mais avisos e todos eles preocupantes. As águas dos oceanos vão subir e provocar grandes inundações em diversos pontos do planeta e daí que muitas das cidades que se encontram em zonas costeiras sejam alvo de risco sério de destruição.

Outro dos alertas que surge neste Dia Mundial da Terra tem a ver com as doenças tropicais que devem aumentar em larga escala e dar origem a um surto de epidemias, mesmo em regiões onde este tipo de doenças já foi erradicado.

Salvar a terra, deixá-la habitável para quem há-de vir depois de nós, cessar de a ofender, está ao alcance de cada um. Acabar com a poluição, mais plantação de árvores, poupança de energia e de água...

Respeitamos o planeta Terra quando despejamos nos cursos de água toda a "porcaria"? Quando deixamos plásticos, embrulhos, etc dispersos pelos campos, matas e caminhos? Respeitamos a Terra quando podíamos andar a pé (que só faz bem) e andamos de carro que polui? Pensemos nisto: um único veículo pode transportar 30 ou mais pessoas (autocarro, por exemplo). Mas essas trinta pessoas trouxeram cada uma o seu carro para o trabalho, então não temos uma fonte de poluição, mas 30!

Depois as empresas têm que se modernizar. Ao fazê-lo, serão menos poluentes, mais amigas da Natureza.

A comunidade científica, em sintonia com o mundo empresarial e os governos, deve ser estimulada à descoberta de novas fontes de energia que sejam limpas, isto é, não poluidoras. Talvez seja só uma impressão minha, mas convenço-me que o grande obstáculo à implementação das novas fontes de energia vem das empresas petrolíferas e dos enormes interesses a elas ligados.

2 comentários:

  1. Pois é…
    O problema é que as “energias limpas” podem causar fome…
    Basta observar o que se passa com os cereais: ou são aproveitados para a transformação em biocombustível, ou para a transformação em farinha!
    Para as duas finalidades em simultâneo, não é suficiente.
    Provavelmente, não haverá soluções ideais.
    NPL

    ResponderEliminar
  2. Está por explorar uma energia limpíssima e barata: o hidrogénio.
    Só que há forças de bloqueio a quem não interessa esse caminho.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.