sexta-feira, 11 de abril de 2008

4º Domingo da Páscoa: Domingo do Bom Pastor

Este é o Cristo da Porta aberta! Porta de entrada e saída, para a Vida. Porta de passagem livre, para homens livres. Único acesso, que abre, de par em par, a entrada do Homem na vida da comunhão com o Pai. Este acesso é Jesus, caminho único e absoluto de salvação! Quem entrar por Ele será salvo.

Mas Ele mesmo, o Senhor, é o Pastor que entra pela porta. Pastor que não engana. Que não joga connosco às escondidas, que não joga por trás, que não joga por baixo! Pastor que vai à frente. E está frente a nós, sem nos fazer frente. Pastor que não ilude, nem desilude, que não engana nem desengana. É o Pastor, que não quer arrebanhar gente sem nome, nem arrebatar ovelhas, com pastos enganadores, a preço de saldos! É Ele mesmo, na sua verdade, na sua voz inconfundível, a conhecer cada um pelo nome, a chamar e a pedir resposta, a indicar e a propor projectos de vida! Quem entra por esta porta, pela porta da liberdade, tem um nome único, um projecto singular, uma resposta pessoal. Sabe a porta por onde entra. E sabe onde ela vai dar!

«Passar por aquela "porta" significa confessar que Jesus Cristo é o Senhor. É uma decisão que supõe a liberdade de escolher e ao mesmo tempo a coragem de abandonar alguma coisa, na certeza de adquirir a vida divina» (I.M. 8) . «Foi para esta liberdade, que Cristo vos libertou:» (Gal.5,1) A liberdade de ser conforme à Verdade, renunciando à ilusão da mentira. A liberdade de poder fazer o bem e o melhor, renunciando ao domínio do mal! A liberdade de dispôr de si, para dar vida pelos outros. Liberdade que é afinal desapego de tudo, para serviço de todos, desprendimento de todos, para seguir Alguém. Liberdade é isto mesmo: não estar atado a nada, condicionado por nada, prisioneiro de nada, devedor de nada. Pelo contrário, «fazer-se tudo para todos»...

1 comentário:

  1. "Eu sou o Bom Pastor: o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. Mas o mercenário(...) deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa"

    sempre gostei desta parábola. Talvez, por causa dela, não "suporte" aqueles que se servem das pessoas em vez de as servirem, aqueles para quem as pesoas não passem de um meio para se promoverem.

    "Aquele que entra pelas portas é o pastor das ovelhas"

    No entanto, parece haver aqueles que além de entrarem pela porta com "uma cara" não deixam entrar por outra porta...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.