quarta-feira, 16 de abril de 2008

O Parlamento aprova a nova Lei do Divórcio

O Parlamento aprova a nova Lei do Divórcio com os votos favoráveis dos socialistas, PCP e BE. A declaração de vontade de um dos cônjuges é fundamento para dissolver o casamento.

Na sua última Assembleia Plenária, os Bispos católicos do nosso país afirmaram que “a CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) segue com atenção as iniciativas legislativas referentes ao casamento e ao divórcio, lembra particularmente aos católicos a doutrina da Igreja sobre o matrimónio e preocupa-se com tudo o que fragiliza ainda mais a estabilidade social, que tem no casamento e na família o seu fundamento”.

No projecto de lei n.º 509/X, Ponto 1.3, pode ler-se esta esclarecedora posição: "o que está em causa não é necessariamente o abandono das referências religiosas, mas antes uma retracção destas para esferas mais íntimas e assumindo dimensões menos consequenciais em outros aspectos da vida".

1. Ficamos assim a saber o que os socialistas entendem por "secularização". As pessoas podem manter as suas referências religiosas desde que se restrinjam à intimidade, sem qualquer consequência na vida.
Isto é o perfeito ghetto! Empurrar os cristãos para dentro das paredes dos templos ou da intimidade da consciência. Nada de sair daí. Uma espécie de "campo de concentração" cujo arame farpado é o laicismo. Os laicistas falam de liberdade e dizem que a querem desde que os cristãos não tenham direito a ela.
2. Uma esquerda unida a favor do aborto, da facilitação do divórcio... Depois aparece com umas pinceladas publicitárias a propor medidas para favorecer a natalidade, mas que ninguém nota. A hipocrisia já não tem o mínimo de decoro.
3. Onde está a esquerda num país com 18% de pessoas à boca da pobreza? Onde está a esquerda que quase nada faz perante o despovoamento e o abandono do interior deste país? Pelo contrário, ao interior vai-se-lhe tirando tudo. Veja-se o que se passa com a saúde e as escolas... Onde está a esquerda perante o aumento sistemático da desigualdade entre ricos e pobres? Nunca foi tão grande como nos últimos anos de governação socialista! Nunca o grande capital apoiou tanto um governo como este. Onde está a esquerda perante a realidade preocupante dos "deficientes profundos"? Apenas 4% destes estão a ser acolhidas em lares específicos, maioritariamente sob organizações ligadas à Igreja. Onde está a esquerda, que enche a boca com liberdade e modernidade, e vê esses mesmos valores serem diariamente postos em causa pelo desemprego e pela insegurança reinantes?

3 comentários:

  1. Belo artigo sobre os desmandos deste Partido Socialista. Em vez de governar para os pobres cada vez facilita mais a vida aos poderosos. Até mesmo no casamento.
    Este passa a ser o mais frágil dos contratos.
    Aproveito para informar que "O Amigo do Povo" mudou para www.oamigodopovo.com.

    ResponderEliminar
  2. Já ninguém se tolera!!!Chegamos a um outro extremo do que antigamente se passava!E não é preciso muito para se querer o divórcio. É só lembrarem-se de que já não gostam da pessoa com quem contrairam matrimónio e basta.No fundo é por tudo e por razão nenhuma. As pessoas já não se toleram a elas próprias, um dia querem isto, outro dia querem aquilo, saturam-se delas mesmas...como hão-de aceitar e tolerar os outros? É este o mundo.....sem valores e sem respeito.
    Há dias presenciei uma situação revoltante. Uma mulher, muito alterada e colérica telefona ao marido. Ele tinha-se esquecido de fazer uma coisa que ela lhe tinha recomendado.Foi tratá-lo nem sei como e a alta voz...Toda a gente ouviu!Mas houve uma expressão mirabulante: "meu cão"...foi assim que ela o tratou...o que desce muito abaixo da falta de respeito!

    Beijinho sereno

    ResponderEliminar
  3. Obrigado,"Ver para crer".
    Fiquei contente pela informação dado sobre "O Amigo do Povo". Já o tinha procurado e não tinha conseguido encontrá-lo.
    É um jornal muito especial para mim, que não dispenso a sua leitura.
    Asas da Montanha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.