terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cegada de S.Martinho

(10 de novembro, 19h30, Esporões - Tarouca)
No intuito de preservar e manter viva a tradição e exclusividade que caracteriza a celebração do S.Martinho nos Esporões, a Associação Cultural e Recreativa de S.Martinho promoverá, no dia 10 de novembro, a “Cegada de S.Martinho”, que anima e movimenta as gentes do concelho de Tarouca e arredores há várias centenas de anos.
Vários testemunhos afirmam que a Cegada de S.Martinho é uma tradição adquirida pela população de Esporões, que ninguém sabe quando terá sido iniciada.
A véspera do dia de S.Martinho é marcada por uma procissão que se inicia no Lugar do Outeiro da Forca e percorre as principais ruas até chegar ao cimo da aldeia.
Segundo testemunhos antigos, no Outeiro da Forca juntavam-se gentes da terra com a população de Arguedeira, e ainda população dos concelhos limítrofes, para daí seguirem com “lumieiras” de palha (que mais tarde vieram dar lugar às tochas), até ao cimo da aldeia. A acompanhar a procissão seguia o“padre”, que foi substituído por “Sua Eminência”, o“Bispo”, e como não podia deixar de ser, carros com ramadas, pipas e cabaças, bem como os seus respetivos provadores. Lá diz o velho ditado,“No dia de S.Martinho: Lume, Castanhas e Vinho”.
Chegados ao cimo da aldeia, é altura de ouvir com atenção o sermão pregado por“Sua Eminência”, uma sátira ao quotidiano. Simultaneamente é retratada a história da videira e do seu sagrado fruto, o vinho.
Segue-se o Pai Nosso: “Santa uva que estais no paraíso, purificada sejais vós sem enxofre, venha a nós o vosso líquido, para ser bebido à nossa vontade, tanto em casa como nas tabernas, três litros por cada hora nos dai hoje, perdoai-nos as vezes em que bebemos menos, assim como o mal que nos fazeis, não nos deixeis cair atordoados e livrai-nos da polícia a horas mortas. Ámen”.
E depois são lidos os Dez Mandamentos de Baco, com a respetiva prova de vinho:
1º- Bebe-se inteiro;
2º- Até ao fundo;
3º- Como o primeiro;
4º- Como o segundo;
5º- Estando cheio não fica meio;
6º- Para provar;
7º- Para começar;
8º- Para continuar;
9º- Para não tombar;
10º- Para acabar.
Depois de todo o imponente cerimonial, “Sua Eminência” retira-se, e a festa continua pela noite dentro.
Esta festa dedicada ao Santo Padroeiro da vinha e do vinho, S.Martinho, numa mistura de popular e cristão, merece ser acarinhada e preservada por todos, pois representa uma tradição que tem passado de geração em geração, constituindo-se como um marco característico importantíssimo do concelho de Tarouca.
Testemunhos da terra afirmam que “antes acabar o mundo do que acabar o S.Martinho dos Esporões”.
Do programa das Festas em Honra de S.Martinho fazem ainda parte a atuação, no dia 09 de novembro, do grupo musical “Diatónicos”. No dia 10, durante a manhã, haverá lugar para uma partida de futebol entre casados e solteiros. A animação continuará durante a noite com a atuação o grupo “Brisa do Marão” e com uma partida de fogo de artifício.
No dia 11 de novembro, dia de S.Martinho, a população acordará com uma salva de morteiros e com as sonoridades da Banda Filarmónica de Tarouca. O momento alto das cerimónias religiosas decorrerá às 11h30, com a celebração da Missa em honra de S. Martinho, seguida da procissão que percorrerá as principais ruas da povoação. 
 
Gabinete de Informação, Relações Públicas e Turismo
Câmara Municipal de Tarouca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.