sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PENSAMENTOS SOBRE A FÉ - IX


A HISTÓRIA DA NOSSA FÉ
“Pela fé, vivemos também nós, reconhecendo o Senhor Jesus vivo e presente na nossa vida e na história.”
Carta apostólica Porta Fidei, n. 13

Maria
«Pela fé, Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (cf. Lc 1, 38). Ao visitar Isabel, elevou o seu cântico de louvor ao Altíssimo pelas maravilhas que realizava em quantos a Ele se confiavam (cf. Lc 1, 46-55). Com alegria e trepidação, deu à luz o seu Filho unigénito, mantendo intacta a sua virgindade (cf. Lc 2, 6-7). Confiando em José, seu Esposo, levou Jesus para o Egito a fim de O salvar da perseguição de Herodes (cf. Mt 2, 13-15). Com a mesma fé, seguiu o Senhor na sua pregação e permaneceu a seu lado mesmo no Gólgota (cf. Jo 19, 25-27). Com fé, Maria saboreou os frutos da ressurreição de Jesus e, conservando no coração a memória de tudo (cf. Lc 2, 19.51), transmitiu-a aos Doze reunidos com Ela no Cenáculo para receberem o Espírito Santo.”
Carta apostólica Porta Fidei n.º13

Os Apóstolos
“Pela fé, os Apóstolos deixaram tudo para seguir o Mestre (cf. Me 10. 28). Acreditaram nas palavras com que Ele anunciava o Reino de Deus presente e realizado na sua Pessoa (cf. Lc 11, 20). Viveram em comunhão de vida com Jesus, que os instruía com a sua doutrina. deixando-lhes uma nova regra de vida pela qual haveriam de ser reconhecidos como seus discípulos depois da morte dEle (cf. Jo 13, 34- 35). Pela fé, foram pelo mundo inteiro, obedecendo ao mandato de levar o Evangelho a toda a criatura (cf. Mc 16, 15) e, sem temor algum, anunciaram a todos a alegria da ressurreição, de que foram fiéis testemunhas.”
Carta apostólica Porta Fidei n.º13

Os discípulos
“Pela fé, os discípulos formaram a primeira comunidade reunida à volta do ensino dos Apóstolos, na oração, na celebração da Eucaristia, pondo em comum aquilo que possuíam para acudir às necessidades dos irmãos (…).”
Carta apostólica Porta Fidei n.º13

Os mártires
“Pela fé, os mártires deram a sua vida para testemunhar a verdade do Evangelho que os transformara, tornando-os capazes de chegar até ao dom maior do amor com o perdão dos seus próprios perseguidores.”
Carta apostólica Porta Fidei n.º13

Os religiosos
“Pela fé, homens e mulheres consagraram a sua vida a Cristo, deixando tudo para viver em simplicidade evangélica a obediência, a pobreza e a castidade, sinais concretos de quem aguarda o Senhor, que não tarda a vir.”
Carta apostólica Porta Fidei n.º13

Os cristãos
“Pela fé, muitos cristãos se fizeram promotores de uma acão em prol da justiça, para tornar palpável a palavra do Senhor, que veio anunciar a libertação da opressão e um ano de graça para todos. Pela fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujo nome está escrito no Livro da vida, confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde eram chamados a dar testemunho do seu ser cristão: na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados.”
Carta apostólica Porta Fidei n.º13

OBSERVAÇÃO:
Partilhei com os amigos visitantes deste blog váris pensamentos sobre a Fé, da autoria do Papa Bento XVI, retirados do livro "Pensamentos sobre a Fé", da Lucerna.
No início do Ano da Fé, fica este contributo que o Papa, um dos maiores teólogos da actualidade, nos oferece. Sirvam eles para acreditarmos com razões de acreditar.

"A fé é companheira de vida, que permite perceber, com um olhar sempre novo, as maravilhas que Deus realiza em nós."
(Bento XVI)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.