quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um rico amigo de ajudar

As lojas Hobby Lobby são parte de uma cadeia de venda a retalho que soma 500 lojas de artesanato e outras artes em 41 estados norte-amercianos. Fundada numa garagem na cidade de Oklahoma, em 1972, a família Green só começou a Hobby Lobby depois de conseguir um empréstimo para abrir a sua primeira loja.
Até aqui nada de especial, pois são muitos os que começam do zero e se tornam milionários. A diferença está em que o multimilionário David Green diz publicamente que Deus é o verdadeiro dono dos muitos milhões de dólares que a família possui. Para além de estar sempre aberto a ajudar projectos de evangelização e caridade, ele pensa doar a maior parte dos seus bens para esses fins.
Perguntado pela revista Forbes sobre os segredos para o crescimento de sua empresa, o empresário de 70 anos de idade, evita qualquer elogio pessoal. Ele também não elogia seus executivos ou seus mais de 22.000 empregados, nem mesmo os seus clientes, que vão consumir mais de 3 biliões de dólares em produtos de artesanato somente este ano. "Se você tem alguma coisa ou se eu tenho alguma coisa, é porque nos foi dada por nosso Criador", diz Green.
"Então, desde o início eu aprendi a dizer: ‘Olhe, isso é seu, meu Deus. É todo seu. Eu por isso lho vou dar".
Ele sabe do que está a falar, pois afinal está em 79 º lugar na lista dos 400 americanos mais ricos, com um património pessoal estimado em 4,5 biliões de dólares. Mas é actualmente o maior doador individual para causas evangélicas dos Estados Unidos e provavelmente um dos 3 maiores do mundo.
A riqueza da família Green sustenta dezenas de igrejas e universidades cristãs. Tudo começou em 1999, quando ele comprou o edifício de um antigo hospital na cidade de Little Rock, Arkansas, por 600 mil dólares, o reformou e doou para uma igreja. Desde então, comprou mais de 50 propriedades a um custo estimado de 300 milhões de dólares.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.