domingo, 18 de março de 2012

O jogo «Verdade ou Consequência»

O jogo «Verdade ou consequência»é um jogo popular, muito querido aos mais novos! Forma-se uma roda e um dos participantes pergunta a outro: "Verdade ou «Verdade ou consequência» é um jogo popular, muito querido aos mais novos! Forma-se uma roda e um dos participantes pergunta a outro: "Verdade ou Consequência?" Se escolher "verdade", ele terá de responder com sinceridade a uma pergunta do primeiro. Se escolher "consequência", ele deverá sujeitar-se à imaginação dos outros jogadores, que o sujeitarão a alguma prova mais difícil!

SUGESTÃO PARA ESTA SEMANA

Durante a semana que vai começar, sugere-se aos casais, aos pais e filhos, que dediquem algum tempo a fazer um exercício de correção fraterna, em que cada um corrija os defeitos de outro e se deixe igualmente corrigir pelos outros! Faça-se, não como quem condena ou censura, mas como quem, por amor, procura o bem espiritual do outro!

Poder-se-á fazer, como uma espécie de jogo “verdade ou consequência”. Se o inquirido escolher "verdade", terá de responder com sinceridade a uma pergunta, sobre um erro ou defeito que menos gosta de ver no outro. Se escolher "consequência", deverá sujeitar-se à sinceridade de todos os outros, que lhe vão fazer lembrar os efeitos dos seus defeitos. Todos devem passar por este exercício. No final, todos sairão vencedores! E o prémio a partilhar é uma palavra ou um gesto de perdão, um beijo, um abraço, um sorriso! O perdão é afinal o tesouro mais precioso, de que a família precisa, todos os dias, de dar e de receber, para impedir que o veneno da “traça” desfaça o elo mais fraco da aliança!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.