segunda-feira, 26 de março de 2012

O povo e as procissões

A propósito da Procissão de Lázaro que hoje se realizou em Tarouca, ver AQUI  o significado etimológico e bíblico-cristão das procissões.

A tarde estava agradável, ajudando a que as pessoas estivessem presentes na procissão. Bastante gente, ambiente humano acolhedor e dignificante, muita participação.
Bom trabalho da comissão organizadora não só hoje mas também ao longo destes últimos dias. Para que as coisas apareçam, há tanta canseira na sombra!
A menina que fez de Verónica cantou muito bem, as muitas figuras da procissão estiveram à altura, os homens e mulheres que pegaram nos andores foram competentes.
Uma palavra de louvor agradecido a todas estas pessoas.
Um agradecimento profundo às várias comissões que realizaram o peditório nos vários povos.
Às pessoas da comissão da Igreja que colaboram com a comissão das procissões, aos vários grupos cristãos da paróquia e às pessoas que individualmente ofereceram ajuda ou responderam ao pedido de ajuda e à Junta de Freguesia,  um bem-haja sincero.
Aos que deram o seu contributo monetário, o seu trabalho, o seu apoio e incentivo, obrigado.

O que é bem feito a Deus glorifica e aos homens engrandece.
- Uma procissão, mais do que ser vista a passar, é para se seguida, como peregrinos, caminhando com os irmãos.
- Durante um procissão devemos manter silêncio e pedi-lo aos que estão connosco, estando de pé, em postura respeitosa, sem cigarros ou telefonemas.
- Excepto as pessoas que exercem tarefas logísticas indispenáveis, não devem as pessoas andar a saltar de um lado para outro no meio das procissões. Para tirar uma foto, aguarda-se no lugar próprio.
- Evitem-se bebidas durante a procissão, mesmo água. Ao fim, bebe-se com mais satisfação...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.